16/09/2024 às 09h37min - Atualizada em 16/09/2024 às 09h37min

Tetra Pak se junta à Cooperativa Santa Clara em lançamento de leite fortificado para público de mais de 50 anos

Acompanhando as exigências do mercado, a Cooperativa Santa Clara acaba de expandir seu portfólio e lançar o Leite Sênior 50+ na versão UHT.

Beatriz
Food Innovation
Foto Divulgação Tetra Pak
O produto é voltado ao público acima de 50 anos que busca um envelhecimento saudável. Desde a concepção até o lançamento, a Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, atuou em parceria com a Cooperativa Santa Clara, com fornecimento de equipamentos e consultoria de mercado. Em 2019, com investimento de R$ 130 milhões, a Cooperativa Santa Clara inaugurou sua terceira planta de processamento de leite, onde, ao longo dos anos, desenvolveu a produção de versões de leite integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, além do creme de leite UHT. Mas dentro do segmento de UHTs, a empresa buscava ainda mais diversificação, com uma opção de produto que pudesse proporcionar uma nova experiência de consumo, somada à excelência das versões já disponibilizadas.

Foi neste contexto que a Tetra Pak trouxe à Cooperativa uma contribuição muito além do fornecimento de embalagens e tecnologias para o processamento e envase. A multinacional sueca, compreendendo o desafio da Santa Clara e atenta às principais tendências de mercado internacional e nacional, apresentou-lhe alguns caminhos de inovação no segmento de leite UHT. Dentre algumas forças de mercado levantadas, a Cooperativa identificou que existia uma necessidade de atender o público de um nicho específico: o de brasileiros acima dos 50 anos. “Os consumidores acima de 50 anos têm buscado aumentar a ingestão de alimentos saudáveis e que contribuam para sua disposição, e a Santa Clara está sempre trabalhando para atender às novas demandas e tendências do consumidor, oferecendo produtos de qualidade, que promovam saúde e benefícios nutricionais. Além disso, lançamentos como este reforçam e agregam à nossa marca”, comenta o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra.

Conforme a Associação Brasileira de Laticínios, nos últimos cinco anos, 45% dos consumidores brasileiros acima dos 50 anos aumentaram o consumo de produtos lácteos fortificados. Dados de 2021 indicam que 26,1% da população brasileira está nesta faixa etária. O lançamento, que está alinhado às tendências de consumo e mantém a qualidade dos produtos Santa Clara, foi resultado da cocriação e parceria entre a Tetra Pak e a Cooperativa, que diante das informações de mercado, decidiu dedicar esforços para desenvolver um produto que atenda necessidades do público sênior 50+, voltado a prevenir a deficiência de vitaminas e fibras, auxiliando no alcance das recomendações nutricionais. “Construímos nossas ofertas com base em percepções de mercado, análise e tendências de setor, trabalhando em colaboração com nossos clientes para criarmos soluções que atendam às suas necessidades de negócios”, afirma Danilo Zorzan, diretor de marketing da Tetra Pak. “Nossa proposta de valor é a de sermos a parceira ideal da indústria de alimentos e bebidas para qualquer que seja seu desafio, desde o fornecimento de equipamentos, soluções de processamento, envase e serviços, até a contribuição com análise e percepção de mercado”, comenta ainda o executivo.
 
Tetra Pak: oferta de ponta a ponta
 
As operações da unidade Laticínios Santa Clara de Casca tiveram início em 2019 com uma máquina de envase da Tetra Pak, funcionando apenas durante o dia. Com o aumento das demandas, as operações passaram a ser de segunda a sábado. Hoje, a fábrica possui cinco linhas da Tetra Pak em operação, trabalhando 24 horas de segunda a domingo. Há cinco anos, a unidade de 22 mil metros quadrados iniciou suas atividades com 150 funcionários, processando 300 mil litros por dia. Atualmente, conta com cerca de 325 funcionários, diretos e terceirizados, envolvendo fábrica, freteiros e prestadores de serviço no geral. No total, são industrializados 550 mil litros de leite por dia. O novo leite sênior 50+ UHT é envasado na Tetra Brik® Aseptic 1000 Edge, embalagem com superfície ideal para exposição de marca. O topo da embalagem inclinado é mais ergonômico e combinado com a abertura em duas etapas. O consumidor experimenta a diferença quando manuseia, abre e despeja o produto. A funcionalidade é tão especial que é reconhecida pela Swedish Rheumatism Association pela sua facilidade em abertura e manuseio. O painel superior inclinado e a posição da tampa também fazem diferença no empilhamento – aumentando a eficiência da distribuição.
 
Leite Sênior 50+ UHT 
 
Indicado também para pessoas intolerantes à lactose e que apresentam índices elevados de colesterol e triglicerídeos, este produto é zero lactose e semidesnatado, com apenas 1% de gordura. Contém polidextrose, uma fibra que reduz o impacto de refeições gordurosas, melhora a colonização de bactérias intestinais, fortalece a imunidade, combate a constipação e reduz a frequência da compulsão alimentar. É rico em cálcio, importante na formação e manutenção dos ossos, e Vitamina D, que contribui para a manutenção dos níveis de cálcio e o funcionamento muscular. Além disso, contém Vitamina E, um potente antioxidante e anti-inflamatório que reduz a inflamação da gordura visceral. A presença de Vitamina B12 ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, e na produção de células vermelha. Mesmo direcionado ao consumidor sênior, o leite não tem contraindicação. É um alimento utilizado para prevenir a deficiência de vitaminas e fibras, além de ser fonte de polidextrose. Em um copo de 200ml, o consumidor encontra 30% de cálcio, 15% de vitamina E, D e B12, correspondentes a 30% da necessidade diária desses nutrientes.

Fonte: Food Innovation
Autora: Beatriz

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