01/06/2024 às 14h49min - Atualizada em 01/06/2024 às 14h49min

Novo recorde: Ipanema fabrica maior queijo do mundo de novo

Ipanema, no Vale do Rio Doce, voltou a quebrar recordes e fabricou o maior Queijo Minas Padrão do mundo, com 2.870 quilos

Diego Souza
Fiemg/Senar
Foto Divulgação Faemg/Senar
Neste sábado (1º/6), o município de Ipanema, no Vale do Rio Doce, voltou a quebrar recordes e fabricou o maior Queijo Minas Padrão do mundo de novo, com 2.870 quilos, superando a marca anterior em 143 quilos. Além disso, Ipanema também produziu o maior doce de leite do mundo, atingindo 1.210 quilos, superando o recorde de 2023. Os recordes foram mostrados durante a 14ª edição da Festa do Queijo. No centro de Ipanema, o queijo e o doce de leite desfilaram pelas ruas da cidade em um carro aberto e, em seguida, foram cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau. A festa contou com a parceria do laticínio Dois Irmãos e da fábrica de doces Nhá Nair, enquanto a pesagem dos produtos foi conduzida pela empresa Rank Brasil. O Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ipanema montaram um estande durante a Festa do Queijo, que recebeu a visita de produtores rurais, personalidades políticas e autoridades locais. 

A partir da esquerda: Ricardo Lignani, a ADR Renata Raimunda Soares, Célio Ribeiro e o técnico de campo ATeG Lucas Rosa

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipanema, Célio Ribeiro Soares, destacou que a região possui uma grande bacia leiteira e que o sindicato atua em parceria com o Sistema Faemg Senar promovendo o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a bovinocultura de leite. “O nosso objetivo é investir nos produtores rurais e na produção de leite local, fortalecendo cada vez mais o setor leiteiro e o agronegócio em Ipanema e região”. Ricardo Lignani, supervisor do ATeG Balde Cheio, ressaltou a robustez do desenvolvimento do agronegócio em Ipanema, destacando o papel crucial do Sistema Faemg Senar e do Sindicato Rural na promoção de treinamentos, especialmente na cadeia do leite. “Os produtores rurais atendidos pelo ATeG têm respondido positivamente ao trabalho realizado, e o sucesso desses produtores se reflete no crescimento da produção leiteira da região”, afirmou o representante do Sistema Faemg Senar no evento. 

Serviço de Inspeção Estadual - Os estabelecimentos de abate, industrialização, processamento e/ou manipulação de produtos de origem animal devem ser registrados em um órgão de inspeção oficial para operar legalmente no Brasil. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) restringe a comercialização dos produtos ao município, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) permite a venda dentro do estado e o Serviço de Inspeção Federal (SIF) garante a comercialização em todo o território nacional. Em Minas Gerais, o IMA é responsável por esse registro e inspeção, garantindo que produtos como: carnes, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados atendam às normas de segurança alimentar. “O selo do IMA garante, ao consumidor, que o produto de origem animal foi preparado de maneira adequada e com insumos de boa qualidade”, disse Raul. Além do registro e inspeção, o instituto realiza uma série de atividades, dentre elas: análise de documentos, projetos e vistorias, coleta de amostras para análises oficiais e ações corretivas. Ainda assim, caso o produto esteja sendo comercializado sem o selo do IMA, há apreensão e destruição da carga, uma vez que não há garantias da produção e procedência do produto. É fundamental que o consumidor procure, nas embalagens de produtos de origem animal, o selo de inspeção, seja municipal, estadual ou federal.

Evento se tornou tradição regional - A ideia inicial, na 1° edição do evento, em 2010, era criar um evento de valorização e desenvolvimento agropecuário, uma vez que Ipanema está situada em uma bacia leiteira importante para o estado. A Secretária de Comércio, Indústria e Turismo, da Prefeitura de Ipanema, Ana Carolina Alencar Queiroz Rodrigues contou que a Festa do Queijo, além de alcançar o que pretendia no início, “foi ganhando mais notoriedade, incentivou o aumento da produção e melhorou a qualidade do leite". A festa traz empreendedorismo, valoriza o artesanato local e o produtor rural”. O evento é gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, e conta com o apoio do IMA. Haverá shows, partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo).  Fonte: SEAPA


Autor: Diego Souza
Fonte: Faemg/Senar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp