Quem não gosta de uma boa tábua de queijos? Seja inverno, verão, ou em qualquer estação do ano, é sempre uma excelente forma de petiscar a dois ou numa reunião de amigos e família. Sabemos que queijos e vinhos sempre são um bom casamento, mas a dúvida sempre persiste: quais os tipos de queijo servir e com o que combinam?
Com o propósito de tirar todas as suas dúvidas, neste post iremos comentar os 9 tipos de queijo mais fáceis de serem encontrados e com o que servi-los. Com toda a certeza você irá se surpreender.
Em quase todos os supermercados brasileiros, encontramos facilmente os seguintes tipos de queijo:
Esse tipo de queijo varia muito de região à região brasileira, mas seu sabor normalmente é um pouco picante.
Além de ser um queijo super fácil de ser encontrado, é ótimo para compor uma boa tábua e incrementar outros pratos. Além disso, combina com Cabernet Sauvignon e cervejas encorpadas.
Por sua vez, o queijo Brie é um tipo de queijo fantástico e de sabor delicado. Alguns chefes de cozinha o utilizam para elaborar saborosas sobremesas juntamente com geléias de frutas vermelhas.
Harmoniza com vinho Chardonnay, Shiraz e espumantes rosé.
Posteriormente, o queijo Gruyére apresenta um sabor levemente adocicado. Por isso, cai como uma luva nas tábuas de queijo e é usualmente usado em fondues.
Equilibra perfeitamente com espumantes e vinhos brancos.
Ao mesmo tempo, o queijo Gorgonzola é um tipo de queijo encorpado, com sabor picante e cheiro forte. Fica ótimo com pães e molhos.
Combina com vinhos tintos encorpados e com vinho do Porto.
Gouda é um queijo suave, com sabor adocicado e textura macia. Pode ser apresentado juntamente com frutas, pães, em uma tábua de queijos, massas e até mesmo na pizza.
Ele combina perfeitamente com vinho tinto e branco.
O queijo Camembert tem uma crosta branca aveludada e massa mole, cremosa. Ao amadurecer, o queijo fica ainda mais cremoso no interior e cria uma casca branca. Pode ser apresentado juntamente com pão tipo baguete ou até mesmo assado.
Além disso, ele combina com vinhos Chardonnay, espumantes rosé e cervejas trunfadas.
É um queijo suave, com crosta fina, macio e tem um gostinho de defumado. Pode ser apreciado por si só, com pão branco, derretido e com saladas.
Do mesmo modo, ele combina com vinhos médios como o Merlot.
Ao mesmo tempo, o Grana Padano é um queijo italiano, de textura densa. No entanto, ele deve ter no mínimo 12 meses de maturação, o que o torna bastante quebradiço e granuloso. Ele fica ótimo gratinado, com massas, risotos, saladas e, sem dúvida, com carnes.
Harmoniza bem com vinhos encorpados, chopp ou cerveja.
Por fim, o Emmental é um tipo de queijo suíço, suave e ligeiramente adocicado, com uma casca dura e vários furinhos. Ele é muito utilizado no fondue, molhos brancos e sopas cremosas. Além disso, ele combina com vinhos brancos e tintos, leves e frutados.
Então, já escolheu qual desses maravilhosos queijos você vai experimentar? Qual deles chamou mais a sua atenção?
Independente de qual tipo de queijo você escolher, certamente você e sua(s) companhia(s) terão a oportunidade de experimentar ótimos sabores. Além disso, a qualidade dos queijos não irão te decepcionar.
Por fim, se você acredita que este post pode orientar outras pessoas na hora de escolher um queijo diferenciado, compartilhe-o nas redes sociais!
Autor: Flavio Rohde