19/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 19/11/2023 às 15h37min

Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite tem alta de 0,3% em outubro

O custo de produção de leite cresceu 0,3% em outubro, repetindo a variação ocorrida no mês anterior, de acordo com o ICPLeite/Embrapa

Paulo do Carmo Martins, Manuela Sampaio Lana, Samuel José de Magalhães Oliveira e Alziro Vasconcelos Carneiro
Embrapa Gado de Leite
Imagem de Aleksandarlittlewolf no Freepik
 

Desta vez, o agrupamento Sanidade e Reprodução apresentou variação de 0,7%, a maior registrada entre os grupos que compõem o indicador. Mas, devido a sua participação na ponderação do índice, concentrado foi o grupo que mais causou impacto, puxado principalmente pela elevação do preço do milho. A variação deste grupo foi de 0,5 ponto percentual. O terceiro e último grupo a apresentar variação positiva foi volumosos, que variou 0,3% em consequência do reajuste nos preços de adubos e novamente do óleo diesel. Os grupos Mão de obra e Minerais não variaram.

Por outro lado, dois grupos apresentaram deflação. O grupo Qualidade do leite registrou variação de -0,9% e o Energia e combustível apresentou queda de 0,3%, causada pela retração dos preços médios da gasolina. Os dados obtidos são apresentados no Gráfico 1.

egl-out-23

egl-out-23

O acumulado do ano se mantém negativo, mas a queda vem diminuindo gradativamente desde meados do ano. Em dez meses, a deflação acumulada foi de -3,9%. Os itens responsáveis por este resultado foram aqueles relacionados a alimentação. As quedas acumuladas nos grupos Concentrado, Minerais e Volumosos foram muito expressivas. Isso se somou aos pesos relativos elevados de cada um destes grupos no cálculo do ICPLeite/Embrapa.

Por outro lado, o grupo com maior variação acumulada no ano foi o de Energia e combustível, com aumento superior a 20%, seguido de Qualidade do leite e Mão-de-obra, todos com variação positiva na casa dos dois dígitos. O grupo Sanidade e reprodução também apresentou variação elevada. Os dados de variação acumulada nos cinco bimestres do ano, por grupo de custo de produção, são apresentados no Gráfico 2.

egl-out-23a

egl-out-23a

Em doze meses, o ICPLeite/Embrapa apresentou uma deflação de -5,8%. A queda acumulada no período também vem diminuindo desde o meio do ano. Volumosos, Concentrado e Minerais, os três grupos que compõem a alimentação do rebanho, tiveram retração acumulada de custos de dois dígitos, sendo os responsáveis por este resultado. Os demais quatro grupos registraram inflação, sendo que três grupos acumularam variação de dois dígitos, com destaque para Qualidade do leite, que acumulou quase 30% de inflação no ano móvel. Os dados são apresentados no Gráfico 3. 

egl-out-23b

egl-out-23b

O Gráfico 4 apresenta a variação mensal do custo de produção de leite ao longo de doze meses, dos quais em sete se verificou deflação.

egl-out-23c

egl-out-23c

Autores: Paulo do Carmo Martins, Manuela Sampaio Lana, Samuel José de Magalhães Oliveira e Alziro Vasconcelos Carneiro, Pesquisadores e Analistas em economia da Embrapa Gado de Leite

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp