23/04/2023 às 22h33min - Atualizada em 23/04/2023 às 22h33min

Especialista explica como conservar queijos frescos e maturados

Independente da época do ano, queijos frescos ou maturados devem ser conservados em locais adequados para preservar suas características únicas.

Maria do Céu Alvarenga
Comida na Mesa

Independente da época do ano, queijos frescos ou maturados devem ser conservados em locais adequados para preservar suas características únicas. Então, é importante lembrar que os queijos são “organismos vivos”. Ou seja, eles seguem um processo contínuo de maturação, por isso a importância dos cuidados com sua conservação. Enfim, quem dá a dica é a especialista em queijos Maria do Céu Alvarenga, consultora da UltraCheese – detentora das marcas Lac Lélo, Cruzília, Búfalo Dourado e Itacolomy.

De acordo com Maria do Céu, queijos frescos (seja com leite de vaca ou com leite de búfala), como Ricota Fresca, Minas Frescale Mozzarella de Búfala, devemos armazenar na embalagem original e em geladeira – conforme indicado nos rótulos dos produtos. Ou seja, a recomendação é pelo fato de eles utilizarem apenas leite e fermento. Devemos retirar da refrigeração os queijos cremosos (como Quark, Cottage e Requeijão) perto do momento de consumo e colocados de volta logo após consumir.

Para aumentar o tempo de vida e a qualidade dos queijos de baixa maturação, caso do Prato e Muçarela, o ideal é consumir em poucos dias. Além de observar sempre o prazo de validade que consta no rótulo e conservar em geladeira. Já os queijos de média maturação, como Gouda, Gruyère e Emmental, devem ser envolvidos em filme plástico. Logo após, colocados em recipiente com tampa, também levando à geladeira. “Isso mantém o sabor e a textura dos queijos”, garante.

E os queijos de mofo branco e azul pedem alguns cuidados extras. Os de mofo branco, aqueles com a crosta branca aveludada (Brie e Camembert), após abertos, devem ser envolvidos novamente no papel branco original em que vem embrulhados. Isso porque o papel tem características especiais, que protege e mantém por mais tempo a crosta e a qualidade do queijo. Os mofos azuis, caso do Azul de Minas Cruzília e do Gorgonzola, desprendem umidade e precisam estar bem embalados antes de ir para a geladeira. 

“Quando estes queijos de mofo azul forem abertos, é importante envolvê-los em papel alumínio ou filme plástico. Em seguida,  guardar em um pote com tampa, forrando o fundo com papel toalha para absorver eventual líquido que se solta do queijo”, recomenda Maria do Céu. “Desta forma, com pequenos cuidados, é possível manter o sabor e a qualidade característicos dos produtos UltraCheese”, conclui.

Autora: Maria do Céu Alvarenga. Técnica em Leite e Derivados formada no Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Fonte: Assessoria da UltraCheese


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp