26/07/2011 às 10h32min - Atualizada em 26/07/2011 às 10h32min

Campanha de vacinação contra a febre aftosa atinge 96,63% do rebanho capixaba

Governo do Espírito Santo

Na 98ª campanha de vacinação contra febre aftosa, realizada no mês de maio, foram imunizados 899.208 bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade - alvos da etapa - o que representa 96,63% do rebanho do Espírito Santo. A campanha é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) com o objetivo de promover a saúde dos animais, ampliar as possibilidades de mercado e fortalecer a pecuária. 

O resultado alcançado mostrou que o Estado possui uma cobertura vacinal acima do mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 80%. O médico veterinário do Idaf, José Dias Porto Júnior, ressalta que os bons resultados são frutos do comprometimento dos produtores. “A sensibilização dos pecuaristas quanto à importância da vacinação é fundamental para manter o alto índice de imunização no Estado. Com esses valores estamos nos preparando para pleitear, futuramente, o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação” afirma. 

Febre Aftosa 
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso; febre; menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença. A segunda fase da campanha será em novembro, abrangendo bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação é obrigatória e indispensável para manter o Espírito Santo livre da doença, cuja última ocorrência foi em 1996.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp