07/07/2011 às 10h09min - Atualizada em 07/07/2011 às 10h09min

Tradicional concurso leiteiro de Itaguaçu tem início nesta quinta

Governo do Espírito Santo

O Concurso Leiteiro de Itaguaçu, que já se tornou tradição como a maior festa do município, completa 34ª edições este ano com programações a partir desta quinta-feira (07) e encerramento no domingo (10), com o resultado final e a entrega da premiação para os vencedores das quatro categorias da competição. 

O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

O concurso acontece juntamente com a exposição agropecuária do município, no Parque de Exposição “Bernardo Herzog”, realizada pela Associação Itaguaçuense dos Criadores e Produtores de Animais, com o apoio do Incaper, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Prefeitura Municipal de Itaguaçu e os Sindicatos, Patronal e de Trabalhadores Rurais. 

A primeira ordenha acontece às 07 horas desta quinta-feira (07) e a competição se divide nas categorias de até 20 kg, de 20 a 30 kg, acima de 30 kg e novilhas. A disputa se encerra no sábado (09), às 19 horas, quando é realizada a última ordenha. No domingo (10), às 13 horas, acontece a entrega de premiação em dinheiro para o primeiro colocado de cada categoria e todos os participantes recebem um kit como brinde. 

A pecuária de leite é a segunda atividade econômica de maior importância, perde apenas para o café, no município de Itaguaçu. Segundo o extensionista do Incaper, Altamir Bonatto, o desenvolvimento da produção leiteira é devido aos cuidados com os bovinos, como a alimentação fortificada, a silagem, dentre outras recomendações do Incaper para os produtores rurais da região. 

Além disso, no ano passado, a formação de piquetes começou a ser implantada em algumas propriedades com a orientação do Instituto. “Com o pastejo rotacionado, o produtor rural consegue potencializar a sua área de pastagem, já que a pecuária extensiva comporta um animal por hectare, e a técnica do pastejo rotacionado proporciona a alocação de 10 a 12 animais por hectare”, afirma. 

Em Itaguaçu, a pecuária ocupa uma área de aproximadamente 12 mil hectares e a produção de leite gira em torno de 14 mil litros por dia, o que deve ser potencializado a partir da implantação do pastejo rotacionado em parte das propriedades da região. 


SERVIÇO 

34° Concurso Leiteiro e Exposição Agropecuária 
Data: de 07 a 10 de Julho 
Local: Parque de Exposição “Bernardo Herzog” - Itaguaçu


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp