01/06/2011 às 08h55min - Atualizada em 01/06/2011 às 08h55min

EPAMIG leva miniusina de laticínios para Fenamilho em Patos de Minas-MG

A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes será apresentada ao público com a instalação da miniusina, que reproduz o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde o momento da análise da matéria-prima até a distribuição do produto. 

Um estande de vidro vai permitir que o público acompanhe passo a passo todo o processo de produção, em pequena escala, ao mesmo tempo em que um técnico da EPAMIG responde às perguntas e esclarece as dúvidas de adultos e crianças que participam de visitas direcionadas ao local. Ao final da visita, os participantes recebem informações sobre o como produzir, os equipamentos necessários, a higiene na produção e qualidade dos alimentos.

Na Fenamilho a previsão é processar, diariamente, cerca de 300 litros de leite para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, mussarela, mussarela com azeitona, nozinhos de queijo, queijo Minas frescal e uma novidade especial para o evento: queijo Minas frescal com milho. O público pode degustar todos os laticínios e verificar as características de qualidade do produto final, explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque.

Projeto itinerante

A miniusina Via Láctea é um projeto itinerante do ILCT. A ótima receptividade, segundo a coordenadora Luiza Albuquerque, pode ser mensurada tanto pelo número de visitantes que passa pelo estande da EPAMIG nos eventos quanto pela grande procura de pessoas interessadas em participar dos cursos e eventos técnicos que o Instituto de Laticínios Cândido Tostes realiza durante o ano. 

Em estande anexo à Via Láctea os visitantes terão atendimento através de plantões técnicos com os pesquisadores da EPAMIG onde, além da consultoria, estarão disponíveis as publicações da Empresa, dentre elas, a recente edição da revista Informe Agropecuário Tecnologias para o Cerrado mineiro. O projeto Interatividade, Ciência, Tecnologia e Cidadania, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência e Tecnologia, oferecerá degustação de produtos láteos, distribuirá cartilhas relacionas à Ciência e Tecnologia na agropecuária.

A Fenamilho é promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Nesta edição (sem a vírgula) são esperados cerca de 350 mil visitantes de todo o país, segundo os organizadores. O evento será realizado no Parque de Exposições da cidade e a programação inclui a 44ª Exposição Regional de Pecuária, 1º Balaio de Arte e Cultura, 1º Fenashopping e 1ª Feira do Agronegócio da Fenamilho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp