09/05/2011 às 08h07min - Atualizada em 09/05/2011 às 08h07min

Treinamentos capacitam pecuaristas para inseminação artificial de bovinos

Governo do Espírito Santo

A partir de hoje (09), pecuaristas das regiões Norte e Sul do Estado serão instruídos para utilização de técnicas de inseminação artificial, por meio de cursos oferecidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

Os treinamentos se encerram na sexta-feira (13) e acontecem, simultaneamente, em Linhares, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste, e Cachoeiro de Itapemirim, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba. 

Cada curso é composto por um grupo de 12 a 15 pequenos pecuaristas e trabalhadores envolvidos na produção de gado de corte e leite. Em Linhares, as aulas serão ministradas pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e veterinário José Francisco Rodrigues e, em Cachoeiro, serão conduzidas pela também instrutora do Senar e veterinária Marcela Durão. 

O evento conta com parceria da Casa do Adubo, Senar, Sindicato Patronal e da empresa Lagoa da Serra, em Linhares. Já em Cachoeiro, o curso é apoiado pela Selita, Sindicato Rural do município, Senar, prefeitura local e da empresa CRV Lagoa. Em ambos os encontros, os conteúdos teóricos serão apresentados nos primeiros dias, seguidos por atividades práticas e avaliação no final da semana. 

“Essa é uma oportunidade de instruirmos os participantes na utilização de novas tecnologias que beneficiam a potencialização genética do rebanho. Os pecuaristas estão se atentando para o aumento do preço do leite e derivados, o que tem atraído ainda mais esforços. Por meio do curso, podem aplicar o conhecimento adquirido e aproveitar o aquecimento econômico do setor”, explica Antonio Carlos Bennasi, responsável pelo CRDR Nordeste do Incaper. 

Para esta edição do curso de inseminação artificial, as inscrições já foram encerradas. Entretanto, interessados podem entrar em contato com o Incaper para participar dos próximos treinamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3371-1210, de Linhares, e pelos telefones (28) 3522-1275 e (28) 3522- 0034, de Cachoeiro de Itapemirim. 


SERVIÇO 

Curso de Inseminação Artificial em Linhares e Cachoeiro e Itapemirim 

- Data: 9 a 13 de maio 
- Horário: Das 8 às 17 horas, em Linhares, e das 7h30 às 17h, em Cachoeiro 
- Local: Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste do Incaper, em Linhares, e Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp