18/02/2011 às 07h56min - Atualizada em 18/02/2011 às 07h56min

Estado de Alagoas fortalece pecuária leiteira

Governo de Alagoas

Os pequenos criadores de gado de leite do município de Mata Grande, no Alto Sertão alagoano, serão beneficiados nesta quinta-feira (10) com o repasse de equipamentos pelo governo do Estado, através do Programa Alagoas Mais Leite. 

O município vai ser contemplado com um dos módulos do programa, que tem quatro linhas de atuação: genética, nutrição animal, qualidade do leite e gestão da propriedade. 

Por meio de uma permissão de uso, serão repassados dois tanques de resfriamento de leite, um kit de inseminação artificial, um botijão para armazenamento de sêmen com 500 doses do produto e 20 máquinas forrageiras, utilizadas no preparo do alimento para o gado. Os agricultores beneficiados são da comunidade Jaburu, na zona rural do município. 

Um dos tanques de resfriamento de leite que serão entregues foi adquirido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

“Outro item importante do Alagoas Mais Leite é que ele tem assistência técnica específica. Vai ser um técnico para cada grupo de 20 produtores”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. “O governador Teotonio Vilela sempre determinou que o apoio aos pequenos é prioridade”, completou o secretário, ressaltando que esse programa está focado no apoio a associações de pequenos criadores. 
A solenidade oficial de entrega dos equipamentos será realizada na Avenida Juca Ribeiro, no Centro da cidade, ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura, a partir das 8h. 

50 mil alevinos – Também no município de Mata Grande, nesta quinta-feira (10), o governo do Estado, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/AL), faz a entrega de 50 mil alevinos oriundos do Ceraqua/AL, que serão utilizados no povoamento de uma barragem da comunidade Morro Vermelho. A entrega também será realizada na Avenida Juca Ribeiro, no Centro da cidade. 

“Daqui a alguns meses, os alevinos serão fonte de alimento e de renda para as famílias que moram próximas à barragem”, salientou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Edson Maruta. Ele destacou que, em outras ocasiões, Mata Grande já recebeu alevinos oriundos do Núcleo de Produção de Alevinos da Seagri que fica em Rio Largo. 

“O município também foi contemplado com animais do Programa Alagoas Mais Ovinos, em novembro de 2010, beneficiando 40 famílias. Ao todo, foram 350 ovelhas e carneiros reprodutores, que estão aumentando o rebanho local, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando mais renda para os agricultores familiares”, lembrou o superintendente.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp