04/02/2011 às 16h48min - Atualizada em 04/02/2011 às 16h48min

Professor da USP faz palestra sobre alimentos probióticos na Embrapa Caprinos e Ovinos

No próximo dia 7 de fevereiro, às 14 horas, o professor visitante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Svetoslav Todorov, vai ministrar palestra intitulada "Probiotics: friends or enemy?" (Probióticos: amigos ou inimigos?) na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE). A palestra será aberta ao público. 

Todorov é doutor em Microbiologia Aplicada, pela Universidade de Sofia (Bulgária) e ficará na Embrapa até dia 11 de fevereiro para a realização de atividades do projeto "Prospecção de bactérias láticas nativas com propriedades probióticas para elaboração de produtos lácteos com potencial funcional", liderado pela pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, Karina Olbrich dos Santos. 

O projeto tem como objetivo selecionar lactobacilos nativos (isolados de leite e queijos produzidos no Ceará e que fazem parte da Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agroindústria Tropical, da Embrapa) que tenham potencial probiótico (benéfico à saúde humana) e desenvolver produtos lácteos caprinos funcionais usando os lactobacilos selecionados. Todorov vai implementar no Laboratório de Microbiologia do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LCTA) da Embrapa Caprinos e Ovinos alguns dos testes in vitro que são utilizados para avaliação de propriedades probióticas de bactérias. 

Ele tem experiência na identificação desse tipo de bactérias e trabalha principalmente na identificação de microrganismos produtores de bacteriocinas, que são substâncias com ação antimicrobiana. Além da USP, são parceiros do projeto a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Serviço - Palestra: Probiotics: friends or enemy?
Data: 07 de fevereiro de 2011 - Horário: 14 horas
Local: Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Texto: Adriana Brandão - MTb CE01067JP - Jornalista - Embrapa Caprinos e Ovinos
[email protected] - (88) 3112.7503

Desenvolvimento de queijo de cabra potencialmente probiótico
Líder : Karina Maria Olbrich dos Santos
Objetivo geral : Desenvolver um queijo de cabra potencialmente probiótico

Resumo do Projeto: A importância econômica e social da caprinocultura leiteira no Brasil é crescente, embora a produção comercial de leite de cabra e derivados ainda represente pequena parcela de seu potencial. Estimular a demanda de leite e produtos lácteos caprinos e gerar oportunidades consistentes de agregação de valor a esses produtos são ações com impacto direto sobre esta cadeia produtiva. Aspectos nutricionais e de saúde podem representar um diferencial importante para os produtos lácteos caprinos no mercado. Nesse sentido, a introdução de bactérias probióticas pode agregar propriedades funcionais aos produtos lácteos caprinos e incrementar os benefícios associados ao seu consumo, entre os quais a prevenção de infecções gastrointestinais e a ação imunomoduladora. Além disso, os produtos probióticos são uma oportunidade de negócio economicamente promissora, devido ao maior valor agregado e à expansão do mercado de alimentos funcionais. Este projeto tem como objetivo a elaboração de um queijo de cabra tipo coalho potencialmente probiótico, através da introdução de 2 bactérias reconhecidamente probióticas, Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium animalis e da utilização de leite caprino com teor elevado de ácido linoléico conjugado (CLA).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp