04/07/2024 às 12h17min - Atualizada em 04/07/2024 às 12h17min

Prêmio Queijo Brasil terá avaliação de mais de 1,5 mil amostras produzidas em 20 estados brasileiros

Número de inscritos cresceu cerca de 50% em relação a última edição.

Assessoria de Comunicação do Prêmio Queijo Brasil 2024
Foto Assessoria de Comunicação do Prêmio Queijo Brasil 2024
Número de inscritos cresceu cerca de 50% em relação a última edição. Público poderá participar da programação com a Feira Gastronômica, que acontece de 11 a 14 de julho no Parque Vila Germânica. O Prêmio Queijo Brasil, que acontece em julho em Blumenau (SC), bateu recorde de inscrições: são 1542 queijos artesanais brasileiros inscritos. Eles são produzidos em 20 estados brasileiros, em mais de 266 cidades. Em 2023, foram 1045 amostras. É a maior amostragem da história da competição, que chega a sua sétima edição em 2024. Para o diretor do Prêmio Queijos Brasil, Bruno Cabral, os números refletem o bom momento vivido pelo setor no Brasil. “O mercado de queijos artesanais vive um momento de expansão tanto no número de queijos produzidos, quanto na disseminação da cultura queijeira e na visibilidade que estes produtos estão ganhando nacional e internacionalmente”, diz.

Ele acrescenta que a participação das queijarias no evento também contribui para a evolução dos produtos. “Os pareceres dos jurados são compartilhados com os inscritos, que podem entender quais são os pontos fortes e as melhorias possíveis nos queijos enviados”, finaliza. Mais de 90 profissionais de todo o Brasil estão confirmados como avaliadores dos queijos. O Prêmio Queijo Brasil é uma realização da Associação Comer Queijo com produção da Scalco Produções. O evento está na sétima edição e desde 2023 acontece em Blumenau (SC).

Programação dedicada também aos consumidores 
Além da avaliação dos queijos por um time técnico, a programação do Prêmio Queijo Brasil atende também aos consumidores: a Feira Gastronômica acontece de 11 a 14 de julho, no Parque Vila Germânica. São mais de 70 expositores. Além de queijarias de todo o Brasil, os visitantes poderão degustar cervejas, vinhos e outros produtos artesanais. Uma programação de oficinas e cursos também estará disponível. No dia 11 de julho (quinta-feira) o evento vai das 14h às 22h. Na sexta-feira (12) o atendimento ao público vai das 11h às 22h. No sábado (13) a programação vai das 10h às 22h e no domingo (14) das 10h às 20h. O primeiro e o último dia terão acesso gratuito e os demais dias têm ingressos a R$ 10,00. Em ambos os casos, o visitante precisa se cadastrar no link https://bit.ly/premioqueijobrasil-ingressosfeira. As informações completas sobre a programação estão em www.premioqueijobrasil.com.br.

Quem somos: Desde 2014 o Prêmio Queijo Brasil está ajudando a construir a história do queijo artesanal brasileiro, unindo todos os atores da cadeia produtiva num lindo evento. São envolvidos produtores, Queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes de todo Brasil em prol da cultura do queijo nacional, que hoje envolvem diretamente aproximadamente 50.000 famílias em todo país. O evento conta com quatro grandes momentos. O primeiro e mais relevante é o concurso do Prêmio Queijo Brasil. Nos dias seguintes à avaliação dos queijos inscritos será realizado o Festival do Queijo, uma feira de pequenos produtores de queijo e outros produtores de produtos artesanais como vinho, cerveja, azeite de oliva, café e afins. São mais de quarenta expositores de todas as regiões do país. Paralelo a feira, será realizado um ciclo de palestras sobre os mais diversos temas envolvendo a cadeia produtiva do queijo e suas peculiaridades de produção, harmonizações e saberes. Também em paralelo ao evento será realizado o primeiro desafio queijista do Prêmio Queijo Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Prêmio Queijo Brasil 2024

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp