31/05/2024 às 14h17min - Atualizada em 31/05/2024 às 14h17min

Embrapa apresenta inovações tecnológicas no Pecnordeste 2024

A Embrapa estará presente na 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro - Pecnordeste.

Embrapa Agroindústria Tropical
Foto Divulgação Embrapa Agroindústria Tropical
A Embrapa estará presente na 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro - Pecnordeste. O evento ocorrerá entre os dias 06 e 08 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento contará com um panorama das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa para as áreas de cajucultura, fruticultura, agroindústria e caprinovinocultura. A Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza (CE) irá expor tecnologias destinadas ao cultivo de alto rendimento, processamento industrial, agregação de valor a coprodutos e matérias-primas tropicais. O BRS 555, clone de cajueiro-anão, será apresentado como alternativa para a cajucultura de alta produção para regiões de altitude. O processamento de água de coco envasada é mais um exemplo de tecnologia que busca atender as demandas do mercado.

No segmento de agregação de valor à matéria-prima tropical, serão apresentados produtos obtidos a partir de babaçu, pitaya, algas marinhas e caju serão mostradas as formulações de bebida vegetal, análogo de queijo, barrinha de proteína, ‘colouring food’ (alimento de confere cor, corante) e itens prontos congelados como quibe e vatapá. A Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral (CE), trará para o Pecnordeste a inovação dos queijos de leite de cabra e tecnologias digitais sobre produção para caprinos e ovinos. Os visitantes da feira poderão, ainda, degustar queijos fabricados a partir de processos recomendados pela Embrapa. Duas tecnologias digitais também serão demonstradas no estande: o  Hub Virtual de Caprinos e Ovinos e os óculos de Realidade Virtual Aumentada de Ilpf.

Conheça alguns dos ativos que serão apresentados pela Embrapa no Pecnordeste:
Bebida vegetal de amêndoa de babaçu - Alternativa a derivados de leite para quem não pode ou não deseja consumir lácteos tradicionais, a bebida é obtida a partir da trituração do babaçu em água. O produto apresentou bom desempenho em testes de análise sensorial. O ativo representa nova opção de geração de renda para as organizações comunitárias de quebradeiras de coco do Maranhão.

Água de coco envasada - A água de coco envasada é um exemplo de processo agroindustrial. Essa tecnologia tem por objetivo aumentar o tempo de prateleira da água de coco, possibilitando que o produto atenda mercados distantes dos polos de produção, sem alterações nas características físico-químicas do produto em meio ao processo de armazenamento, distribuição e transporte.

Queijos de leite de cabra - Os queijos de leite de cabra podem ser produzidos por diferentes processos e utilizando ingredientes alternativos e/ou funcionais, como: tipo coalho com ervas aromatizantes; tipo coalho com óleo de pequi; tipo andino; tipo coalho maturado e defumado; tipo coalho com probióticos; tipo cremoso com probióticos; tipo minas frescal probiótico; entre outros. Os queijos de leite de cabra com adição de ingredientes alternativos apresentam a vantagem de possuir características sensoriais diferenciadas pelo tipo de condimento utilizado antes da maturação e pelas propriedades nutracêuticas presentes nos alimentos funcionais.

Óleo de amêndoa de castanha de caju (ACC) - Rico em ácidos graxos insaturados, o produto apresenta sabor e aroma característicos da amêndoa da castanha-de-caju. Recomendado para uso em saladas e finalização de pratos, é uma alternativa ao azeite de oliva ou a outros óleos de amêndoas, como macadâmia e castanha-do-pará. Além de fazer bem à saúde, o novo óleo resolve um problema da indústria de processamento de caju: a agregação de valor às amêndoas quebradas.

Banco de Germoplasma de Caju - BAG Caju - Em funcionamento há mais de 50 anos, o BAG Caju apresenta uma coleção formada por mais de 700 acessos e disponibiliza uma base genética que vem sendo utilizada para auxiliar no desenvolvimento de cultivares para diferentes fins, ambientes e condições de cultivo. Seja em laboratório ou no campo, os estudos buscam catalogar, monitorar e preservar as melhores características da variabilidade genética do cajueiro.

Hub Virtual de Caprinos e Ovinos - O Hub é uma ferramenta integrante da plataforma Ater+ Digital e reúne conteúdos on-line, como vídeos, áudios, cartilhas, cursos e web stories relacionados a caprinocultura e ovinocultura, para dinamizar o trabalho de técnicos extensionistas que trabalham com essas atividades. O objetivo é facilitar acesso de técnicos e agricultores familiares às inovações tecnológicas, com acesso à plataforma que pode ser feito inclusive via celulares e tablets.

Análogo a queijo cremoso simbiótico de amêndoas de castanha de caju - O análogo a queijo cremoso simbiótico à base de amêndoas de castanha de caju pode substituir o queijo tradicional para quem tem restrição alimentar ou não deseja consumir lácteos tradicionais. Produzido a partir de amêndoas quebradas, que apresentam menor valor de mercado, o produto é enriquecido com prebiótico (FOS comercial) e probiótico (Bifidobacterium animalis subsp. lactis), o que o caracteriza como produto funcional. Em testes de análise sensorial, apresentou boa aceitação global e intenção de compra.

Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp