17/01/2024 às 09h53min - Atualizada em 17/01/2024 às 09h53min

A inteligência artificial também revoluciona a indústria de alimentos

A fusão entre tecnologia e alimentação deu origem a um cenário emocionante onde a inovação culinária se encontra com a ciência e a Inteligência Artificial (IA)

FoodNewsLatam
Revista Higiene Alimentar
Foto Divulgação Revista Higiene Alimentar
 

A fusão entre tecnologia e alimentação deu origem a um cenário emocionante onde a inovação culinária se encontra com a ciência e a Inteligência Artificial (IA). No entanto, esta encruzilhada de sabores também levanta questões éticas e desafios que devem ser enfrentados. A tecnologia tem desempenhado um papel essencial na criação de alimentos inovadores que vão além das receitas tradicionais. A engenharia de alimentos, a biotecnologia e a IA uniram-se para revolucionar a indústria de alimentos em vários aspectos. A crescente preocupação com o meio ambiente levou ao desenvolvimento de alimentos mais sustentáveis. A tecnologia permitiu a criação de alternativas à base de plantas que imitam o sabor e a textura da carne, reduzindo assim a pegada ambiental da produção de alimentos.

Por meio do desenvolvimento de culturas geneticamente modificadas, é possível aumentar o teor de vitaminas e minerais nas frutas. Além disso, estão sendo criados alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais para promover a saúde. No setor dos cereais, atores influentes como a Kellogg Company, lançaram Corn Flakes enriquecidos com vitaminas.

Um caso exemplar é o arroz dourado, variedade geneticamente modificada para conter betacaroteno, precursor da vitamina A. Essa inovação busca solucionar a carência de vitamina A em regiões onde o arroz é essencial, evitando problemas de saúde. Esta iniciativa baseia-se na biotecnologia para aumentar o valor nutricional do arroz e corrigir a deficiência de vitamina A.

Da mesma forma, várias marcas da indústria de alimentos e de bebidas aplicam a biotecnologia para enriquecer os seus produtos com ingredientes benéficos. Por exemplo, algumas bebidas vegetais são enriquecidas com cálcio e vitamina D para melhorar as suas propriedades nutricionais. Alimentos ricos em proteínas, fibras, antioxidantes e outros nutrientes saudáveis ​​também estão entre as criações enriquecidas.

Numa abordagem mais recente, empresas como a Impossible Foods e a Beyond Meat estão a liderar o caminho na criação de alternativas à base de plantas que imitam a textura e o sabor da carne verdadeira. Embora não sejam baseados em modificação genética, estes produtos são frequentemente enriquecidos com vitaminas e minerais, proporcionando uma alternativa nutritiva à carne tradicional.

A tecnologia está permitindo a criação de alimentos personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Por meio da análise de dados e algoritmos de IA, podem ser criadas combinações de ingredientes adaptados às preferências e objetivos de saúde dos consumidores.

É o caso da Suggestic, plataforma que utiliza análise de dados e algoritmos de IA para fornecer recomendações personalizadas sobre dieta e nutrição. Ao avaliar os dados de saúde e as preferências alimentares dos usuários, a aplicação cria planos de refeições adaptados às suas necessidades, incluindo alergias, objetivos de saúde e preferências alimentares.

​Fonte: FoodNewsLatam – Boletín informativo, jan/2024
Revista Higiene Alimentar - Publicação técnico-científica com mais de 30 anos de existência. Publicada desde 1982, agora é uma plataforma 100% digital.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp