11/11/2023 às 10h45min - Atualizada em 11/11/2023 às 10h45min

Queijos artesanais de Minas Gerais serão tema de livro da Emater-MG

Equipe da empresa percorre o estado colhendo informações e fotografando as regiões

Emater/MG
Foto Divulgação Emater-MG
Resgatar saberes e valorizar a história da produção de queijos artesanais em Minas Gerais. Esta é a proposta do livro Queijos Artesanais de Minas Gerais, que está sendo produzido pela Emater-MG. O projeto é desenvolvido com recursos da Emater-MG que,  por meio de processo de licitação, contratou uma empresa da área. A obra deve ser lançada no segundo semeste de 2024.

O livro reunirá relatos sobre as tradições, envolvendo as famílias e o modo de fazer os queijos, que ajudarão a contar a história de uma das iguarias mais tradicionais de Minas. "O objetivo é visitar as 15 regiões dos estado caracterizadas como produtoras de queijos artesanais, para conhecermos um pouco da história desses produtores e como o queijo influenciou suas vidas e a região onde ele é produzido", afirma a coordenadora estadual de Queijos Artesanais da Emater-MG, integrante do grupo responsável pelo livro, Maria Edinice Soares Souza Rodrigues. A equipe do projeto já visitou as regiões produtoras de Alagoa e Mantiqueira de Minas.

Nesta semana, o grupo está na região Campo das Vertentes, colhendo relatos, histórias e fotografando os ambientes das queijarias e paisagens da região. Estes dados serão utilizados para subsidiar o capítulo do livro que fará referencia ao Campo das Vertentes. Em novembro, a equipe responsável pelo livro visitará a região da Canastra. As demais regiões serão visitadas em 2024.

Fonte: Emater/MG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp