25/10/2023 às 15h48min - Atualizada em 25/10/2023 às 15h48min

Indústria paranaense de lácteos recebeu o selo FSSC (Food Safety System Certification)

Com a certificação na empresa de lácteos, a Unium atesta a segurança de alimentos da cadeia produtiva, aumenta a competitividade no mercado internacional, entre outros

Débora Damasceno
Sou Agro
Fonte Divulgação Sou Agro
A Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, recebeu o selo FSSC (Food Safety System Certification) 22000 em sua indústria de lácteos, sediada em Ponta Grossa – PR (Frisia). A unidade de Castro já havia conquistado a recertificação, e a companhia teve ratificada a certificação em sua Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Itapetininga, em São Paulo. Todas as unidades de leite da UNIUM, agora, possuem a certificação FSSC 22000, versão 5.1.

Com a certificação na empresa de lácteos, a Unium atesta a segurança de alimentos da cadeia produtiva, aumenta a competitividade no mercado internacional e consolida seus produtos nas prateleiras do consumidor nacional. Além disso, o selo FSSC 22000 comprova que todas as três UBLs atendem a todos os requisitos exigidos por órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), entre outras instituições, além dos requisitos dos clientes e todos os procedimentos ligados à segurança de alimentos.

No caso da certificação FSSC 22000, versão 5.1, concedida a UBL de Ponta Grossa, o selo é referente a três processos produtivos da fábrica: o de leite a granel, que inclui o leite fluido a granel, o leite pré-concentrado e creme de leite a granel; o leite UHT e o leite condensado. “Foi necessário muito estudo, disciplina e um trabalho dinâmico e permanente para alcançarmos novamente esse objetivo. Atendemos grandes clientes, tanto nacionais quanto internacionais, e com o FSSC 22000, asseguramos que nosso produto é seguro e 100% confiável”, afirma o gerente de Qualidade da Unium, Paulo Mauricio Basto.

FSSC 22000 - No mundo inteiro, há em torno de 25 mil empresas autenticadas pelo certificado. No setor de lácteos são cerca de 50, sendo poucas delas no Brasil. A auditoria foi realizada pela Bureau Veritas, e a certificação garante a procedência dos produtos das cooperativas que, em sua maioria, são comercializados para grandes empresas nacionais e multinacionais. Com esse reconhecimento, as UBLs são certificadas pela integridade no mercado e aumentam a confiança do consumidor, pois a FSSC 22000 é um certificado que atesta a segurança dos processos e, consequentemente, dos produtos fabricados.

Autora: Débora Damasceno
Fonte: Sou Agro

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp