03/10/2023 às 08h41min - Atualizada em 03/10/2023 às 08h41min

Fazenda pioneira na criação de búfalos investe na produção de leite

Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região.

Compre Rural Conteúdo
Foto Divulgação Compre Rural Conteúdo
Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais. A Fazenda Capinzal é a maior produtora de leite de búfala do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, com cerca de 650 mil litros por ano. Saudável, leve e nutritivo, o leite de búfala tem propriedades que estão conquistando cada vez mais o consumidor. O sabor, aroma e textura inigualáveis do leite dão origem a produtos que vão desde queijos artesanais até o doce de leite de búfala. O Vale do Ribeira tem a maior população de búfalos do estado de São Paulo, que chega a 50.669 animais. Na região, Barra do Turvo é a cidade com o maior número de cabeças, são cerca de 15 mil.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 524 propriedades têm criação da espécie no Vale. A Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 e é considerada a pioneira na produção da espécie no Brasil. Na época, o foco era voltado ao abate do animal para a venda da carne. PUBLICIDADE Em 1997, o cunhado de Fabrício Jader comprou a propriedade e incorporou a produção de leite de búfalas. A ordenha era feita de forma manual, um processo mais trabalhoso e demorado. “Nós estávamos batendo uma quantidade animadora. E era tudo na mão. Nós precisávamos de três currais, naquela época, e em cada curral dois retireiros. Isso dificultava muito”, explica Jader, que passou a fazer gestão da fazenda após a morte do cunhado.

Em meados de 2005, a fazenda adotou a ordenha mecânica. O trabalho começa bem cedo, por volta das 5h. As 300 búfalas são retiradas do pasto e levadas para os currais. Elas entram nas baias, que comportam até oito animais de cada lado. As teteiras são colocadas nas búfalas e sugam o leite. “Nós pegamos um projeto, baseado em leite comum, e fizemos a ordenha. No começo, sofremos bastante para domesticar, para acostumar essas vacas a entrar na ordenha. E, do nada, começou a dar uma repercussão muito boa”, conta Jader. Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais, vendidos na loja da fazenda, e para o preparo de outros pratos, também oferecidos no restaurante. Entre as delícias estão o doce de leite de búfala, o cappuccino e o pão de queijo de búfala. A tradição é o queijo. Começamos a inventar outras coisas também e uma delas foi o doce de leite, que realmente á uma coisa fantástica. No restaurante, os clientes foram dando ideais para a gente. Fomos tentando colocar em prática. Uma delas foi o pão de queijo, que é muito bem aceito, muito gostoso e ele é feito do queijo de búfala”.

Fonte: G1 e Compre Rural Conteúdo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp