06/11/2010 às 10h46min - Atualizada em 06/11/2010 às 10h46min

Fazu, em Uberaba, terá o primeiro banco de DNA de zebuínos do Brasil

Fazu

Fazu terá o primeiro banco de DNA de zebuínos do Brasil. Projeto aprovado pela Fapemig e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior coloca a Fazu – Faculdades Associadas de Uberaba, como referência em genética de raças zebuínas.

O projeto, inédito no Brasil, foi elaborado pelos professores Luiz Antônio Josahkian, também superintendente técnico da ABCZ e Sarita Bonagurio Gallo, coordenadora do curso de Zootecnia da Fazu, e conta com a participação do Polo de Excelência em Genética Bovina, por intermédio da professora Beatriz Cordenonsi Lopes, gerente executiva do Pólo.

Sarita Gallo, muito entusiasmada com a notícia, conta que a finalidade do projeto é de identificar o DNA das raças zebuínas e permitir o desenvolvimento de novas tecnologias, como novos marcadores moleculares, e outras ferramentas para conhecer melhor a genética de cada raça.

A equipe Fazu comemora com alegria por este projeto ser o primeiro do Brasil, e colocará a instituição como modelo para muitas outras entidades e instituições que trabalham com o melhoramento genético.

Ela cita que os técnicos da ABCZ coletarão 250 mil amostras de DNA, de várias raças zebuínas no Brasil inteiro. A Fazu irá processar e armazenar esse material. “Esse projeto abre portas para novas parcerias e novos projetos, inclusive de desenvolvimento de novos produtos que podem vir a ser patenteados”, completa Sarita.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp