A produção de leite da Nova Zelândia aumentará 10% em 2011, para um volume recorde, gerando uma recuperação das exportações. O país produzirá 18,6 milhões de toneladas de leite fluido, impulsionada pela contínua conversão de fazendas de produção de gado de corte e de ovinos em fazendas leiteiras.
"Ainda não foi atingida a capacidade total de produção nas duas últimas estações devido aos eventos climáticos adversos", segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O relatório informa que a Nova Zelândia tem capacidade para produzir um volume significativamente maior de leite, se considerado o aumento na área de terra destinada à produção de lácteos, aumento do número de vacas e a melhoria genética do rebanho nacional.
A recuperação da produção de leite trará um aumento de 4,1% nas exportações dos quatro principais produtos - manteiga, queijo, leite em pó desnatado e leite em pó integral- levando-as a mais de 2 milhões de toneladas, além de preencher estoques esvaziados para manter os envios neste ano.