12/07/2023 às 09h02min - Atualizada em 12/07/2023 às 09h02min

Em Blumenau, Rio Grande do Sul conquista 56 medalhas na sexta edição do Prêmio Queijo Brasil

As queijarias gaúchas bateram recorde de premiações na sexta edição do Prêmio Queijo Brasil

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi)
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
As queijarias gaúchas bateram recorde de premiações na sexta edição do Prêmio Queijo Brasil: foram 15 ouros, 24 pratas e 17 bronzes, totalizando 56 medalhas. Dentre os mais de mil queijos inscritos, participaram da premiação 92 queijos gaúchos, provenientes de 24 queijarias de todas as regiões do Estado. Este ano, o concurso nacional foi realizado em Blumenau, de 7 a 9 de julho. A Casa da Ovelha, de Bento Gonçalves, foi escolhida entre os medalhistas ouro para a “Seleção Queijista”, lista de apenas dez queijos eleitos por um painel de especialistas de todo o Brasil. Das 15 medalhas de ouro conquistadas por produtores gaúchos, três foram para queijos serranos, quatro para queijos coloniais e as demais para queijos autorais ou finos.

Vencedora da medalha de ouro pelo queijo serrano com maturação de mais de cem dias, Elaine Pelizzari é proprietária da Queijaria Pelizzari, junto com o marido Celso, no município de Bom Jesus. Com apoio de mais dois auxiliares, o casal trabalha com leite de gado de corte para produzir queijos, a uma taxa de oito quilos por dia. “Nossa produção é de agroindústria familiar e essa foi nossa primeira participação no concurso. Até então, eu não esperava a gente ser premiado em um concurso deste porte. Para nós, produtores rurais, esses concursos são um meio de ter nosso trabalho reconhecido”, comenta.

Outro vencedor da medalha de ouro foi o queijo Flor, produzido pela Fazenda Três Montes, de Triunfo, a partir do leite de vacas Jersey criadas em pasto livre. “Conquistamos medalhas em outros concursos com queijos mais curados. Agora, estamos conseguindo prêmios com queijos de mofo branco, como o Flor”, conta o proprietário André Monte. O Flor é um queijo macio, baseado numa receita de camembert. “Ele tem todas as características de manufatura, sabor e equilíbrio de um queijo artesanal”, completa. Com uma linha de queijos autorais feitos a partir de leite de ovelha, o Terroir da Vigia, de Santana do Livramento, conquistou seis medalhas em sua primeira participação no concurso: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Na categoria ouro, foram premiados os queijos Etchêkoa e Balido.

“O trabalho do queijeiro consome tanto, não temos fim de semana, feriado nem férias, e acabamos ficando muito isolados. O evento foi uma oportunidade única de troca entre produtores e especialistas. As premiações nos deixaram muito felizes, mas também com muita vontade de melhorar”, conta a proprietária do Terroir da Vigia, Graciela Bittencourt. 

O médico veterinário Danilo Gomes, da Regional Caxias do Sul da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), participou como jurado e palestrante. "Dependendo do resultado de cada queijo, podemos ter um impacto desde as questões zootécnicas, sanitárias, até as econômicas, sociais e culturais para algumas regiões e municípios. Teve gente que esteve por desistir de tudo e uma medalha em um concurso anterior significou ficar com sua família no campo e ampliar seu negócio", avalia.

Conforme Danilo, a participação dos queijos gaúchos em concursos nacionais é uma forma de receber feedback qualificado do produto, com indicação de pontos de melhoria em matéria-prima, técnica ou nas boas práticas de fabricação. "Tem sido notável o aumento da qualidade dos queijos artesanais brasileiros e o Prêmio Queijo Brasil serviu para referendar isso. Nossa experiência neste evento serviu principalmente para ver o potencial dos queijos gaúchos para conquistar o paladar nacional", conclui.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi)
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp