08/10/2010 às 09h29min - Atualizada em 08/10/2010 às 09h29min

Tecnologias da Embrapa atraem visitantes na Inovatec 2010

Embrapa Agroenergia

Termina hoje (08) em Belo Horizonte/MG a 6ª Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), considerada o mais significativo evento brasileiro voltado às inovações tecnológicas. 

O estande da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresenta tecnologias de quatro unidades de pesquisa, sendo duas de Brasília-DF (Agroenergia e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) e duas de Minas Gerais (Milho e Sorgo, Sete Lagoas, e Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora).

As tecnologias apresentadas pela Embrapa chamam a atenção dos visitantes da Feira, composto principalmente por estudantes universitários empresários, pesquisadores, professores, jornalistas e outros profissionais de instituições públicas e privadas brasileiras. 

As tecnologias
Como o tema âncora desta edição da Inovatec é a energia limpa (produção de energia a partir de fontes renováveis que reduzem passivos ambientais), a Embrapa selecionou tecnologias relacionadas à energia renovável. 

A Embrapa Agroenergia demonstra duas tecnologias: a produção de etanol a partir de bagaço de cana-de-açúcar, capins, florestas energéticas e resíduos agrícolas e o “Biofrito”, projeto de produção de biodiesel a partir de óleo de fritura usado, realizado em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Emater-DF e Instituto Federal de Brasília. 

A Embrapa Recursos Genéticos participa da feira com o Biorreator para clonagem de mudas. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela Unidade é capaz de multiplicar mudas de culturas agrícolas com muito mais higiene, segurança e economia. O biorreator apresenta muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: aceleração do processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico; adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças e redução do custo total por muda produzida.

A Embrapa Gado de Leite apresenta quatro tecnologias na Inovatec. Uma delas é a Lolita – produção rápida de mudas de cana-de-açúcar a partir da micropropagação. Trata-se de um sistema de baixo custo para produção in vitro e aclimatação ex vitro de mudas de cana-de-açúcar. A técnica recebeu a sigla Lolita, referente ao termo “Large Output Low Input Technological Application”. Essa tecnologia poderá ser implantada, rapidamente, em viveiros de usinas de produção de açúcar e álcool.

A barra de cereais à base de pipoca de sorgo é uma das tecnologias que está sendo apresentada pela Embrapa Milho e Sorgo. O sorgo, utilizado na alimentação humana há séculos em diferentes países da Ásia e da África, pode ser mais bem aproveitado no Brasil na produção de farinhas, pães, bolos e outros produtos alimentícios. O produto possui uma capacidade antioxidante bastante elevada e esse é um dos diferenciais do cereal como alimento funcional.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp