Produtores de leite sergipanos receberão 27 tanques de resfriamento de leite para o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA-Leite)
A ação é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Porém, ainda não há abrigos apropriados para armazenamento do equipamento, por isso os tanques estarão estocados em um galpão na cidade Nossa Senhora da Glória.
O coordenador da PAA-Leite, Tiê Prata, afirmou que 12 municípios serão beneficiados com os taques. "O município que receberá a maior quantidade de tanques é Poço Redondo, com oito equipamentos, devido à quantidade de produtores na região", explica. A previsão é de que até novembro todos os equipamentos estejam devidamente instalados nos abrigos.
Importância
Os tanques de resfriamento servem para manter a qualidade do leite. “O produto precisa ficar armazenado adequadamente para evitar que acidifique. Os tanques foram comprados também para ajudar os produtores a cumprir com mais facilidade a instrução normativa 51, que diz que o leite, após a ordenha, não pode ficar mais que duas horas em temperatura ambiente”, pontuou.
Com a iniciativa, a população será beneficiada com leite de qualidade cada vez melhor e mais garantida. "Vamos evitar riscos à saúde e os produtores, por sua vez, terão uma preocupação a menos com o armazenamento do leite até o caminhão de coleta levá-lo ao laticínio”, finalizou Tiê Prata.