29/03/2023 às 10h02min - Atualizada em 29/03/2023 às 10h02min

Selo artesanal permite que produtos atravessem fronteiras

Selo Arte busca valorizar os produtos artesanais e oferecer aos consumidores uma alternativa de qualidade e sabor único.

Vera Ondei

A Agroindústria Somacal, localizada na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades há 15 anos como um pequeno laticínio que produzia queijo colonial.

Hoje, a família Somacal trabalha com 250 quilos de queijo por dia, com todo o processo de produção feito à mão e máquina utilizada somente na pasteurização. A produção de queijos coloniais, seguindo a tradição e valorizando a região, rendeu à família Somacal um dos primeiros selos de queijos artesanais, que foi regulamentado no ano passado.

Além da Queijaria Somacal, outras quatro queijarias do Rio Grande do Sul e duas de Minas Gerais também receberam a certificação.

Para receber o selo de queijo artesanal, o produto deve seguir características artesanais, com receita e processo que sigam a tradição e a valorização regional. Além disso, deve se adequar às boas práticas, como o leite ser cru e o rebanho livre de tuberculose e brucelose.

A certificação de queijo artesanal garante a qualidade e a procedência do produto, permitindo que as agroindústrias possam expandir seus negócios no território nacional e até para o exterior.

queijo artesanal somacal

queijo artesanal somacal

O objetivo é valorizar os produtos artesanais e oferecer aos consumidores uma alternativa de qualidade e sabor único.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs)Paulinho Salerno, o selo é uma conquista dos municípios e aperfeiçoa o sistema de inspeção nos municípios, demonstrando a responsabilidade que possuem com as inspeções locais.

Os produtos da Queijaria Somacal são vendidos em uma loja própria e em feiras.

Com a certificação, a família espera compartilhar com mais pessoas a receita de família que produzem com qualidade e carinho. O queijo é cremoso, pouco salgado e tem um sabor amanteigado, muito apreciado pelo público de todas as idades.

Fonte: Canal Rural


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp