19/03/2023 às 10h09min - Atualizada em 19/03/2023 às 10h09min

A FAO prevê expansão do setor lácteo até o ano de 2031

O Relatório da FAO-OCDE afirmou que os laticínios deverão ser o setor pecuário de mais rápido crescimento na próxima década, com a oferta global de leite prevista para aumentar em 23%, de acordo com este novo relatório.

No entanto, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertaram que o setor agroalimentar global enfrenta desafios fundamentais. Isso inclui a necessidade de alimentar de forma sustentável uma população mundial crescente, os impactos da crise climática e as consequências econômicas e interrupções no abastecimento de alimentos devido à guerra na Ucrânia.

O relatório destaca que as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) da agricultura devem aumentar em 6% na próxima década, sendo a pecuária responsável por 90% desse aumento.

Prevê-se que as emissões cresçam a um ritmo mais lento do que a produção, devido a melhorias de eficiência e uma redução na participação da produção de ruminantes.

A OCDE e a FAO disseram que mais esforços do setor serão necessários para contribuir efetivamente para as reduções globais nas emissões de GEE.

Demanda de alimentos

O Agricultural Outlook 2022-2031 da OCDE e FAO, publicado nesta quarta-feira, 29 de junho, tem como foco avaliar as perspectivas de médio prazo para os mercados de commodities agrícolas.

A demanda global por commodities agrícolas deverá crescer 1,1% ao ano na próxima década, bem abaixo do crescimento anual de 2% registrado nos últimos dez anos.

Isso se deve principalmente a uma desaceleração esperada no crescimento da demanda na China e em outros países de renda média e na demanda global por biocombustíveis.

O relatório afirma que, para a maioria das commodities, exceto laticínios, o crescimento da demanda per capita será limitado até 2031.

Prevê-se que a demanda global por alimentos aumente 1,4% ao ano na próxima década, impulsionada pelo crescimento da população e da renda.

A população mundial está projetada para atingir 8,6 bilhões até 2031, com dois terços do aumento esperado na África e na Índia. Essas regiões gerarão grande parte da demanda adicional por alimentos, principalmente cereais e outros alimentos básicos.

O relatório observa que o crescimento econômico e a urbanização na China, Índia e Sudeste Asiático também aumentarão a demanda por alimentos. Espera-se que a China responda por 41% e 34% da demanda global adicional de alimentos para peixe e carne, respectivamente, enquanto metade da demanda global adicional por produtos lácteos frescos virá da Índia. 

Produção de carne e laticínios

Espera-se que o setor de laticínios seja o setor pecuário de mais rápida expansão na próxima década, com a oferta global de leite projetada para aumentar em 23%.

Além disso, o número de vacas leiteiras deverá aumentar em 14%, especialmente na África subsaariana, Índia e Paquistão.

O crescimento do setor lácteo na União Européia, o segundo maior produtor mundial de leite, deve permanecer limitado.

O relatório cita políticas de produção sustentável e a expansão de sistemas de produção orgânicos e baseados em pastagens de baixo rendimento. Espera-se que os rebanhos diminuam, limitando o crescimento em 5% até 2031.

O crescimento da produção nos Estados Unidos, o terceiro maior produtor de leite, será mais forte do que na UE como resultado do aumento da produtividade.

As taxas de crescimento da produção de leite na Nova Zelândia serão semelhantes às da UE, com a expectativa de que os rebanhos diminuam cerca de 5%.

Espera-se que a UE mantenha seu domínio na produção mundial de manteiga e leite em pó desnatado.

O relatório destaca que a produção mundial de carne aumentará 15%, sendo que a carne bovina contribuirá com 12% desse crescimento, a carne suína representará 38%, a avicultura 45% e 5% serão ovinos e caprinos.

Durante a próxima década, o crescimento da demanda por óleo vegetal será limitado pela estagnação ou declínio do consumo de biodiesel. 

Guerra na ucrânia

A OCDE e a FAO observaram que as incertezas de curto prazo mais significativas estão relacionadas ao impacto da invasão russa da Ucrânia na produção agrícola e nos mercados de fertilizantes.

O relatório adverte que os preços do trigo podem ficar 19% acima dos níveis pré-conflito se a Ucrânia perder totalmente sua capacidade de exportação e 34% mais alto se as exportações russas chegarem à metade dos valores normais.

“Sem paz na Ucrânia, os desafios de segurança alimentar que o mundo enfrenta continuarão a piorar, especialmente para os mais pobres do mundo”, disse Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE.

"Um fim imediato da guerra seria o melhor resultado para as pessoas na Rússia e na Ucrânia e para muitos lares ao redor do mundo que estão sofrendo com os fortes aumentos de preços causados ​​pela guerra", acrescentou.

“O aumento dos preços dos alimentos, fertilizantes, concentrados de ração e combustível, bem como o aperto das condições financeiras, estão espalhando o sofrimento humano em todo o mundo”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu.

“Cerca de 19 milhões de pessoas a mais podem enfrentar desnutrição crônica globalmente até 2023, se a redução da produção global de alimentos e do abastecimento de alimentos dos principais países exportadores, incluindo Rússia e Ucrânia, resultar em menor disponibilidade de alimentos em todo o mundo.

O impacto direto e indireto da pandemia de Covid-19 na produção agrícola também permanece incerto.

O relatório, finalmente, observa que a produção de commodities agrícolas continua vulnerável ao clima e às doenças de plantas e animais.

Fonte: All Dairy


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp