29/08/2010 às 00h00min - Atualizada em 29/08/2010 às 00h00min

Publique promove primeiro Leilão Virtual Gir Leiteiro Rio Vale

Grupo Publique / Thais Negri Santi

A Rio Vale Agronegócios, do Carlão da Publique, cresceu e o resultado e qualidade de sua seleção também. É por isso que no próximo dia 31 de agosto, terça-feira, o pecuarista e empresário realiza o 1º Leilão Virtual Rio Vale, que disponibilizará seus melhores produtos da raça Gir Leiteiro. 

“O evento será um encontro de gerações, especialmente para quem quer formar uma base genética de extrema consistência de pedigree”, afirma o criador que selecionou uma safra especial de bezerras, além de duas gerações de matrizes de alto nível genético. 

Dentre os destaques do leilão, uma irmã completa da premiada Zíngara FIV Rio Vale. A doadora foi Campeã Fêmea Jovem e Melhor Úbere Jovem do Torneio Leiteiro de Uberlândia, com média de 30,590 kg de leite e Melhor Úbere Jovem da Pista de Uberlândia 2009. Hoje, em controle leiteiro oficial e com lactação em aberto, já ultrapassou os 11.000 kg de leite (ajustada). “Trata-se de uma das fêmeas jovens de maior destaque do ranking da ABCGIL 2009/2010”, afirma Carlão. 

Além disso, dentre os 45 lotes que serão ofertados, o criador colocará à venda 04 doadoras FB, geração 1997/1998, 01 matriz KUBERA, geração 2004, filha direta do Impressor na Organista, vaca de 8.002 kg de leite, 01 prenhez da Época F. Mutum, filha da Reservada Grande Campeã Nacional Moda e, portanto, irmã da Grande Campeã Nacional Taça, 06 matrizes Rio Vale, geração 2005/2006 e 2007, 04 doadoras Rio Vale, geração 2006/2007, e ainda 29 bezerras Rio Vale, geração 2009/2010. 

O 1º Leilão Virtual Rio Vale será transmitido pelo canal Terraviva no dia 31 de agosto, terça-feira, a partir das 21h, e conta com assessoria técnica de Rafael Veloso, da G Leite, marketing do Grupo Publique e organização da Embral Leilões. 

Sobre a Rio Vale 

A Rio Vale Agronegócios, localizada em Porangaba – SP, iniciou com as linhagens mais tradicionais da raça e hoje colhe os frutos desse investimento, produzindo animais de excelente produção e doadoras premiadas em torneios leiteiros. Entre novembro de 2008 e julho de 2010, foram 5 banhos de leite. As campeãs foram Labry TE da São José (Feileite 2008), Paródia Kubera (Avaré 2009), Zíngara FIV Rio Vale (Uberlândia 2009), Athenas FIV Rio Vale (Avaré 2010) e FB Eugênia (Araçatuba 2010). 

Vale destacar também que o criatório promove eventos diferenciados, sempre inovando a cultura do Gir Leiteiro. Em 2010, ao realizar o 2º Dia de Campo da Rio Vale, com o nome de Rio Vale Mídia Show, levou empresas do setor, os criadores e a mídia, que se envolveram por um objetivo comum: promover o Gir Leiteiro. Além disso, foi pioneiro na realização do primeiro leilão, o Noite das Campeãs, que só ofertou produtos de campeãs de torneio leiteiro. 

O criador e empresário se envolve ainda mais. No início deste ano, foi aclamado presidente da APCGIL, Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro, uma entidade que trabalha constantemente para o fomento da raça. 

Retorno com resultados
Com apenas 5 anos de seleção, a Rio Vale já conta com mais de 80 compradores em 12 Estados brasileiros. Mas não é só no Brasil. A genética do criatório já está presente no Senegal, com a venda da matriz Neiba, uma filha de Benfeitor. 

O retorno deste trabalho pode ser medido pelos resultados que são obtidos nas pistas e torneios. Durante a 1ª Exposição Oficial do Ranking 2010/2011, na Fapija, em Jacareí (SP), os criadores Lecy Ribas Camargo e Augustinho Aires vibraram com a conquista do Grande Campeonato Novilha e do Reservado Grande Campeonato Novilha, respectivamente, com Itália FIV Rio Vale e Platéia FIV Rio VALE. As fêmeas foram adquiridas no ano passado do criatório. No mesmo evento, Carlão ficou entre os melhores criadores da raça. 

“Para nós, foi uma alegria imensa ver estas duas novilhas conquistarem estes campeonatos. O Carlão da Publique é realmente um grande criador e nos cedeu duas de suas melhores novilhas. A prova de seu criterioso trabalho é esta premiação aqui", afirmou Lecy. 

Outro comprador que está muito contente é o tradicional pecuarista Amilcar Yamin, da Agropecuária Corona que, incentivado por Carlão, iniciou no Gir Leiteiro. Em 2006, ele adquiriu seus primeiros animais com a compra de sete prenhezes das mais importantes doadoras da Rio Vale. E em 2010, durante a EMAPA - Exposição de Avaré, fez a Campeã Vaca Jovem do Torneio Leiteiro e a Reservada Grande Campeã da pista, com Athenas FIV Rio Vale. 

João Machado Prata Júnior também tem colhido os frutos da escolha por uma prenhez da Rio Vale. Hoje, Beka FIV DP, uma filha de C.A. Fauna com Meteoro, é um dos destaques do plantel. Na 12ª Exposição Nacional da Raça, durante a Megaleite 2010, conquistou o 3º Prêmio Vaca Jovem do Torneio Leiteiro, com média diária de 30,757 kg de leite. Hoje, a Rio Vale está entre os 20 melhores criadores do Brasil no Ranking Oficial da raça Gir Leiteiro 2009/2010 da ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), dentre os mais de 140 participantes. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp