18/08/2010 às 08h07min - Atualizada em 18/08/2010 às 08h07min

Incaper realiza concurso leiteiro em Dores do Rio Preto

Governo do Espírito Santo

A implantação do pastejo rotacionado e o melhoramento genético do gado são fatores determinantes para que os pecuaristas possam aumentar a produção de leite em suas propriedades. Para divulgar esse trabalho no município de Dores do Rio Preto, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto à Prefeitura do município, promove, hoje (13) até domingo, o II Concurso Leiteiro da comunidade de Mundo Novo. As ordenhas acontecem às 7 e às 19 horas. 

As categorias da competição se dividem em 20, 25 e 30kg, com a participação de 24 animais ao todo. A disputa tem o objetivo de incentivar o produtor de leite a aumentar a produtividade dos animais através de melhoramento genético do rebanho e a implantação do pastejo rotacionado, otimizando a área de pastagem e melhorando a alimentação do gado. 

“Com o pastejo rotacionado o produtor pode ter um aumento inicial de 30% na produção de leite, podendo crescer ainda mais com o decorrer do trabalho feito na propriedade. Há propriedades em que a produção dobra, caso ocorra uma continuidade correta do trabalho”, afirma o extensionista do Incaper, Norberto Neves Frutuoso. 

Segundo o extensionista, além das delimitações para o pastejo rotacionado, outra alternativa para melhoria da produção é a troca do capim comum pelo capim-mombaça, que possui maior valor nutritivo para a alimentação do gado e apresenta maior resistência ao pisoteio dos animais. 

O Incaper presta assistência técnica para cerca de 150 pecuaristas do município, que alcança em média a produção de 2,5 milhões de litros ao ano. 

O evento é o segundo concurso que o Incaper e a Secretaria de Agricultura do município realizam neste ano. A previsão é que sejam realizados mais dois concursos até o final do ano.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp