23/06/2022 às 10h45min - Atualizada em 23/06/2022 às 10h45min

Queijo Coalho no arraiá da Rica Nata

Como está as festividades na sua cidade? Vamos de receita para preparar esse "arraiá"?
Todos os ingredientes você os encontra disponíveis na nossa loja virtual da Rica Nata!
Ingredientes
10 litros de leite
5 ml de cloreto de cálcio líquido
1 ml de coagulante super concentrado
100 gramas de sal
‍

Modo de preparo
Usar leite de boa qualidade.
Aqueça o leite a 65ºC e deixe por 30 minutos. Resfrie para 35ºC. Adicione o cloreto de cálcio, mantendo a agitação e depois, acrescente o coagulante previamente dissolvido em água, agitando por 2 minutos (para homogeneizar a mistura), após isso reserve em cerca de 30 a 40 minutos em repouso.
Corte a massa com uma faca grande, fracionando a coalhada em grãos de 1 cm. Deixar os grãos em repouso por 2 minutos, a fim de adquirirem firmeza. Efetue a mexedura, que deve ser feita em baixa velocidade, durante 10 minutos. Após este tempo, retire 3 litros de soro e aqueça até a massa atingir 45ºC. Mexa mais 10 minutos até o ponto. Observe o ponto em que os grãos se apresentam consistentes, individualizados, com brilho e que, por serem mais densos, submergem; nesse momento pare a mexedura, pois a massa atingiu o ponto adequado; espere que a mesma vá ao fundo da panela ou vasilhame, fazendo a dessoragem completa.
Adicione o sal neste momento e misture na massa, misture bem e deixe em repouso por mais 5 minutos. Depois, coloque esta massa na forma e faça a prensagem. Deixe prensando por 1 hora de um lado depois vire o queijo e prense mais 1 hora do outro lado. Embale os queijos em sacos plásticos e o consuma no prazo de até 3 semanas.
Acesse ao Ciência do Leite e navegue pelo universo lácteo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp