11/05/2022 às 10h20min - Atualizada em 11/05/2022 às 10h20min

Expocon discute em Condor inteligência artificial para o setor leiteiro, diz Emater/RS

O uso de robôs na produção de leite foi um dos temas abordados durante o Fórum do Leite em Condor. O evento reuniu especialistas e produtores rurais para discutir inovações tecnológicas no mercado gaúcho do leite. O Fórum teve início às 19h, no Centro de Eventos do município, e foi uma das atrações da Feira do Agronegócio (Expocon), que se realizou de 12 a 15 de maio. Foi debatedor do Fórum do Leite o zootecnista e gerente técnico da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries.

"O objetivo do Fórum foi discutir o impacto das inovações tecnológicas no setor leiteiro, disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Roseli Seitenfuss. De acordo com a Emater/RS-Ascar, a produção anual de leite, em Condor, é de 37,7 milhões litros/ano.


ROBÔS

Em Condor, a automação industrial tem contribuído para melhorar a eficiência de muitos sistemas produtivos de leite. Experiências com o uso de inteligência artificial para alimentar terneiras e para ordenhar vacas serão apresentadas através de imagens, gravadas nas propriedades rurais das famílias Pfeifer, Strobel e Breunig.

Outros temas a serem debatidos durante o Fórum do Leite são Integração Lavoura/Pecuária/Leite, com o pesquisador da Ccgl, Pedro Albuquerque; Forrageiras, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski; Nutrição da Vaca Leiteira, com o representante do Senar/Unitec, Josué Carpes Marques; e Genética e Criação da Terneira, com o pecuarista Adriano Rigon.

O Fórum do Leite é uma realização da Prefeitura de Condor e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Apoiam a iniciativa Sebrae, Sicredi, Embrapa, Senar e Cotripal.


MOSTRA DA TERNEIRA

A Expocon prosseguiu dando ênfase ao leite no sábado (14). A partir das 12h30, um júri irá avaliou as melhores representantes das raças holandesa e Jérsey, inscritas na 4º Mostra da Terneira. Foram avaliadas 60 terneiras, com idades entre três e 12 meses.


Fonte: Emater/RS-Ascar
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp