05/04/2022 às 12h04min - Atualizada em 05/04/2022 às 12h04min

Audiência pública sobre a competitividade no setor lácteo é marcada para o dia 20 de abril, diz Sindilat

Com o objetivo de debater a perda de competitividade do setor lácteo gaúcho, será realizada, no dia 20 de abril, uma audiência pública no Memorial do Legislativo, na rua Duque de Caxias, em Porto Alegre (RS). O requerimento foi aprovado pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e já havia sido acolhido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo no dia 24 de março. Desta forma, existe a possibilidade de que possam ocorrer até duas audiências para tratar da carga tributária desigual vivida pelo segmento e agravada com a implementação do Fator de Ajuste de Fruição (FAF). 

Dados levantados pela Emater/RS, dão dimensão do momento pelo qual passa o setor. No período de 2015 a 2021, o número de produtores gaúchos que entregam leite para as indústrias reduziu mais de 44.000, enquanto o número de vacas leiteiras diminuiu mais de 304.000. "O Estado está mantendo a fruição e isso tem afetado diretamente a competitividade do setor frente a outros estados, como consequência o produtor está abandonando a atividade leiteira. O governo precisa entender que não podemos mais perder competitividade para outros estados, a exemplo do que acontece frente a Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. É questão de manter a indústria em funcionamento", defende o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Darlan Palharini.

Na reunião de quarta-feira, que ocorreu no formato híbrido (presencial e virtual), o deputado Zé Nunes salientou que a realização da audiência é muito significativa para o setor leiteiro. "Reforço esse pedido para que o governador atenda esse setor e que possamos conversar definitivamente sobre essa questão que é muito séria e impacta muitos municípios do nosso Estado", destacou.


Fonte: Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »