15/04/2019 às 11h44min - Atualizada em 15/04/2019 às 11h44min

Indústria Alimentar e Distribuição acordam reformulação nutricional

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e um conjunto de associações setoriais chegaram a um entendimento com o Ministério da Saúde para estabelecer metas de reformulação nutricional em mais de dois mil produtos alimentares. Os objetivos deverão ser alcançados até 2023.

O acordo assinado esta quinta-feira, 2 de maio, é válido para 11 categorias de produtos alimentares e envolve a redução progressiva dos teores de açúcar, sal e gorduras trans em vários produtos alimentares.

“Além da representatividade das organizações envolvidas, este processo ganha um elemento inovador, pelo facto de incorporar um robusto sistema de monitorização independente, conduzido pela Nielsen e pelo Instituto Nacional de Saúde, que irá permitir monitorizar a evolução da composição nutricional dos produtos que representam 80% das vendas das várias categorias, apresentando balanços anuais com base na média ponderada por volume de vendas, o que canaliza os processos de reformulação para os produtos mais consumidos”, refere o comunicado.

O presidente da FIPA, Jorge Tomás Henriques, entende que “este é um bom exemplo de como o trabalho conjunto pode dar frutos” e deixa o alerta “de que medidas de caráter unilateral e impositivas por parte do Governo ou do Parlamento terão consequências de muito menor alcance ao nível da saúde pública”.

Para a presidente da APED, Isabel Barros, “a prioridade é dar resposta às novas tendências de consumo e às preocupações da sociedade, assumido o papel proativo dos agentes económicos na disponibilização de uma oferta cada vez mais saudável”. A representante das empresas de distribuição destaca ainda a importância de se “manter um clima de diálogo entre os vários atores” e reforça a ideia de que “este é o caminho mais acertado para a promoção de estilos de vida mais saudáveis”.

FONTE: Store Magazine


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