A abertura oficial da ExpoZebu 2010, maior feira de zebuínos do mundo, acontecerá amanhã (03), às 10h, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-presidente José Alencar e a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. O evento ocorrerá no palanque oficial do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Estão confirmadas, entre outras autoridades, as presenças do presidente da Câmara, Michel Temer, do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, do governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, além de deputados federais, estaduais, vereadores, presidentes de associações de classe.
Algumas homenagens estão previstas para a solenidade. O ministro Gilmar Mendes, que também é criador, e o ex-ministro da Agricultura Reinhold Sthepanes serão alguns dos homenageados. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Donato Dias Filho, fará a entrega da placa a Stephanes pelo apoio dado pelo ex-ministro para abertura de novos mercados internacionais para a genética das raças leiteiras. Donato estará representando a ABCZ, Girolando, Associação Brasileira de Inseminação Artificial e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro. A placa de homenagem ao ministro Gilmar Mendes será entregue pelo presidente da ABCZ José Olavo Borges Mendes.