02/03/2008 às 14h11min - Atualizada em 02/03/2008 às 14h11min

Workshop sobre Gado Caracu. Pesquisadores do IZ falaram sobre Programa de Seleção e Características

Para apresentar dados de pesquisa sobre a qualidade da carne da raça caracu e os avanços técnicos, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi sede do workshop "Caracu - carne para mercados exigentes", promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCCaracu),no Centro de Pecuária de Corte, do IZ, em Sertãozinho (SP).

No workshop, os especialistas - pesquisadores científicos do IZ, da EMBRAPA Gado de Corte, IAPAR - apresentaram resultados de trabalhos técnico-científicos sobre o gado Caracu, diante das novas tecnologias aplicadas nos últimos anos. O encontro foi destinado a pesquisadores, cooperativas de produção de carne, grandes confinadores, criadores e exportadores para mercados exigentes.

As pesquisadoras do IZ, Maria Eugênia Mercadante e Sarah Bonilha, falaram respectivamente, sobre o "Programa de seleção para peso ao sobreano do IZ" e as "Características de Carcaça e qualidade de carne de animais selecionados para peso pós desmame". Para abordar os "Estudos em andamento sobre a produção eficiente de carne de qualidade" e a "Tecnologia Geneplus aplicada à raça", estiveram presentes os pesquisadores da EMBRAPA Gado de Corte Roberto Torres Junior e Antonio Rosas.

Os pesquisadores, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Daniel Perotto e José Luiz Moletta, falaram sobre o "Desempenho do Caracu em confinamento, Características de Carcaça e Resistência a carrapato". Já os temas, "Tecnologias geradas nos últimos 25 anos para a raça Caracu" e "Caracu - um Patrimônio nacional - O trabalho dos Criadores", foram explanados pelos representantes da ABCCaracu, Diomário F. Barros e Flavio Fioravante Junior.

Para o diretor da ABCCaracu, Lício Isfer, o mercado para venda de genética Caracu está bom. "Queremos direcionar os produtores de carne para mercados exigentes - hotéis, boutiques e retaurantes finos", diz o diretor. Atualmente, de acordo com Lício, há 380 propriedades que criam Caracu, com cerca de 60 mil animais registrados. Segundo a ABCC, o Caracu desponta com força no mercado, como uma raça moderna e competitiva, atingindo os interesses do produtor que procura um gado europeu adaptado aos sistemas de produção no cruzamento industrial.

Qualidades - A raça Caracu é originária da Penísula Ibérica e chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. É a raça européia mais adaptada às condições tropicais encontradas no Brasil. Com mais de quatro séculos de seleção, o Caracu reúne qualidades importantes e cada vez mais procuradas no segmento do gado de corte, principalmente para o cruzamento industrial.

O Instituto de Zootecnia é pioneiro na introdução da raça Caracu em São Paulo. Em 1909, o IZ já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na antiga Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa (SP). Até hoje realiza estudos sobre a raça, com modernas técnicas de seleção e melhoramento genético.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp