14/06/2014 às 13h41min - Atualizada em 14/06/2014 às 13h41min

Em entressafra, preço do leite se sustenta; setor espera queda em junho, diz Cepea

O preço bruto do leite pago ao produtor (inclui frete e impostos) teve alta de 1,92% em maio, passando para R$ 1,1046/litro na “média Brasil” (que pondera o volume captado nos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

A média de maio superou em 5,9% à do mesmo mês de 2013, em temos reais (valores deflacionados Ipca de abril/14). O preço líquido médio (sem frete nem impostos) foi de R$ 1,0203/litro em maio, alta de 2,08% frente a abril/14. O aumento no preço médio nacional em maio foi influenciado pela valorização no Sul do País, principalmente no Paraná, e em São Paulo.

Essa alta no preço, que é típica em período de entressafra, por conta da menor produção de leite, não deve se sustentar nos próximos meses, segundo expectativas de agentes do mercado consultados pelo Cepea. Segundo indústrias e cooperativas, em muitos estados, a demanda pela matéria-prima se desaqueceu, devido às elevadas cotações dos derivados no atacado e no varejo. De fato, em maio, o Cepea observou queda nos preços dos derivados, o que pode estreitar a margem da indústria, que tem registrado aumento nos preços da matéria-prima desde março/14 – nesses três últimos meses, o preço bruto do leite acumula aumento de 11,1%.

Confira outras informações em http://cepea.esalq.usp.br/leite/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp