14/06/2014 às 13h33min - Atualizada em 14/06/2014 às 13h33min

Tetra Pak® aposta no mercado de queijo Frescal

CDN – Comunicação Corporativa

Durante a Fispal Tecnologia, maior evento da indústria de alimentos e bebidas da América Latina, a empresa expõe as oportunidades para este segmento que consome atualmente mais de um bilhão de litros de leite por ano.

De acordo com Eduardo Eisler, Vice-Presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak® para Américas, embora o Brasil destine cerca de 34% de todo leite produzido à fabricação de queijos, o consumo per capita ainda é bastante baixo. “Segundo a ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), o brasileiro consome cerca de quatro quilos de queijo por ano, enquanto os argentinos consomem 11 quilos e os franceses 27 quilos”, afirma Eduardo.

O queijo frescal em embalagens da Tetra Pak® agrega uma série de benefícios à indústria, ao varejo e aos consumidores. Além de mais segurança alimentar, o produto pode oferecer até o triplo do prazo de validade (90 dias). De acordo com Pedro Gonçalves, Diretor de Marketing de Processing, hoje a produção de queijo frescal, por exemplo, é artesanal, demanda muita mão de obra, com muitas perdas, além das dificuldades logísticas do transporte e da pouca diferenciação entre os produtos. “O processo produtivo do queijo em caixinha proporciona total controle e padronização do peso e do formato dos produtos, flexibilidade dos tipos e das receitas, ganho de escala, além de um rendimento até 25% maior, com o aproveitamento máximo dos sólidos do leite”, explica Pedro.

Nova Tecnologia

Diferente da produção tradicional, com o novo sistema o leite recebe o coalho para formar o queijo somente quando já está sendo envasado. Isso proporciona uma redução de 85% na utilização do coalho. Dependendo da configuração produtiva, o processo ainda tem a vantagem de utilizar até 90% menos mão de obra, já que a produção não permite nenhum contato manual, o que também aumenta a segurança do alimento.

Em diversos tamanhos e formatos, as embalagens cartonadas da Tetra Pak® ainda permitem a impressão em toda a superfície, proporcionando maior impacto para a marca e flexibilidade para a indústria. Já para os consumidores, os benefícios da novidade se traduzem em comodidade e segurança.

Desenvolvimento

Com diversos clientes ao redor do mundo, a Tetra Pak® possui vasta experiência na oferta de soluções completas para o processamento e o envase de queijos. Para apoiar as indústrias de alimentos no Brasil, a Tetra Pak® mantém uma parceria com o Ital (Instituto de Tecnologia dos Alimentos), onde podem ser realizados testes de formulação e produção.

Mercado no Oriente Médio

As embalagens da Tetra Pak® provocaram uma grande revolução no mercado de queijos do Oriente Médio. No Egito, por exemplo, até o final dos anos 80, grande parte do volume era comercializado a granel. Hoje são consumidos 260 mil toneladas de queijo branco por ano e 72% deste total já está disponível em embalagens da Tetra Pak®. Além da conveniência, segurança alimentar, disponibilidade e diversificação de tipos, os consumidores contam com diferentes tamanhos que variam entre 70 até 1.100 gramas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp