22/03/2013 às 08h24min - Atualizada em 22/03/2013 às 08h24min

O maior evento laticinista da América Laticna agora é Minas Láctea.

Em reunião realizada na sede em Belo Horizonte, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG - definiu importantes mudanças no principal evento de difusão de tecnologias no setor laticinista da América Latina, realizado anualmente em Juiz de Fora. 

O MINAS LÁCTEA 2013 vai reunir os tradicionais eventos: a EXPOMAQ - Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista; a EXPOLAC - Exposição de Produtos Lácteos; e o Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

O MINAS LÁCTEA 2013 será realizado de 16 a 18 de julho, no Expominas, em Juiz de Fora. A expectativa é que cerca de 130 empresas nacionais e estrangeiras participem da 41ª EXPOMAQ apresentando novidades em maquinários, embalagens e insumos para a indústria de laticínios. Na EXPOLAC, o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria durante o processo produtivo. Nesse espaço, destinado à degustação tecnológica, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor. 

O 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos conta com participação de indústrias de diversos estados do Brasil, que apresentam produtos para concorrerem nas categorias: Queijo Prato, Gouda, Provolone, Parmesão, Reino, Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo - queijos, doce de que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). A avaliação é feita por profissionais de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal e técnicos das indústrias. 

Novidades 

O circuito de palestras Lac’Idea será uma das novidades do MINAS LÁCTEA 2013. O novo canal para a difusão de tecnologias sobre insumos, equipamentos e técnicas para a produção de lácteos será realizado de forma bienal e alternada com as palestras científicas promovidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que foram realizadas em 2012 e retornam a programação em 2014. 

Outra novidade do MINAS LÁCTEA 2013 será a presença da miniusina de laticínios da EPAMIG, a Via Láctea, que integrará pela primeira vez a programação do evento. Na miniusina o público tem acesso à tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pela EPAMIG. A Via Láctea reproduz para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.

Implantado em 2012, o projeto "Fino Paladar" estará presente nesta edição do MINAS LÁCTEA. Neste espaço o público pode experimentar produtos que utilizam tecnologias em implementos, embalagens e insumos desenvolvidas pelas empresas expositoras e esclarecer dúvidas sobre as características dos produtos expostos. 

Cursos de Formação Básica Profissional

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes realizará, no mesmo período do MINAS LÁCTEA, cursos de formação em Leite e Derivados. Os nove cursos serão realizados, na sede do ILCT, entre os dias 16 e 18 de julho. A programação completa e mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site http://www.candidotostes.com.br/cursos. 

Ascom EPAMIG
[email protected]
(31) 3489-5022 /3489-5023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp