21/03/2013 às 08h23min - Atualizada em 21/03/2013 às 08h23min

Panorama da produção de leite no Brasil e no mundo

Em 2009, após a crise mundial, o mercado sentiu os reflexos da menor demanda e queda de preços, tanto no mercado internacional quanto no mercado interno. Este fato diminuiu os investimentos na atividade (benfeitorias, qualidade do rebanho, alimentação, etc.), e não alavancou a produção naquele ano. 

Considerando a produção desde 2008, o maior incremento ocorreu em 2011, quando o volume produzido aumentou 2,7% em relação ao ano anterior.

Para 2013, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima um aumento de 1,5% na produção mundial na comparação com 2012. 

Porém, se a seca que aflige algumas regiões da Nova Zelândia persistir, este cenário pode mudar. Nas últimas semanas, a produção de leite foi prejudicada em algumas áreas do país, que é o maior exportador mundial de lácteos. 

Falando em Brasil… 

A produção de leite brasileira vem acompanhando o crescimento da produção mundial. Nos últimos cinco anos a produção nacional cresceu, em média, 4,3% ao ano.Os dados referentes a 2013 ainda não foram divulgados. 

Segundo o índice Scot de captação, nos primeiros meses do ano, considerando a média nacional, em janeiro deste ano a produção diminuiu 2,4%, frente a dezembro do ano passado. Em fevereiro, os dados parciais apontam para recuo de 3,3% na captação, em relação a janeiro. 

O volume de leite captado tende a diminuir no Brasil até meados de maio, quando a produção na região Sul do país começa a ganhar força novamente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »