26/07/2012 às 12h39min - Atualizada em 26/07/2012 às 12h39min

Congresso Nacional de Laticínios já tem lista de espera para 2013

Erasmo Reis

A 29ª edição do Congresso Nacional de Laticínios encerrada nesta quinta-feira 19 de julho reuniu público de cerca de 12 mil pessoas em quatro eventos paralelos onde foram apresentadas novidades para a indústria laticinista, como embalagens, insumos e produtos inovadores. 

A 40ª. Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (EXPOMAQ), realizada no Expominas Juiz de Fora contou com a participação de 125 empresas do Brasil e do exterior. 

De acordo com a comissão organizadora os números do evento foram satisfatórios para expositores e visitantes. "Ainda não temos números oficiais, mas avaliações parciais revelam que cerca de 95% dos expositores têm a intenção de participar da feira no próximo ano. Além disso já temos 25 novas empresas cadastradas em uma lista de espera", informa o coordenador de comercialização da EXPOMAQ, Antônio Augusto Braighi. 

O representante do departamento comercial da empresa Milainox, Felício Granato, revela que sua empresa vendeu as cinco máquinas que apresentou no evento antes do término da feira. "Este é o sexto ano que participamos da EXPOMAQ e nossa intenção é intensificar essa participação com um estande maior e com mais equipamentos", explica o representante da empresa de Piracicaba - SP que há 20 anos produz máquinas envasadoras para manteiga, requeijão, doce de leite, iogurte e coalhada. 

Fino Paladar 

Novidade na programação da EXPOMAQ em 2012 o projeto Fino Paladar reuniu em um espaço de degustação produtos que utilizam tecnologias e inovações de seis empresas expositoras da feira BKG Adicon, Cargill, Corn Products Brasil, Doremus, Globalfood, e Tetra Pak. 

"A ideia do Fino Paladar surgiu para dinamizar a feira e criar mais um atrativo aos participantes. Para os expositores é uma oportunidade de mostrar como suas tecnologias influem na qualidade do produto final", explica Antônio Braighi. Outro ponto interessante é o plantão técnico, no qual um técnico da empresa apresenta aos visitantes as características dos produtos expostos", destaca a gerente de marketing da Globalfood, Mônica Hasserodt. 

Congresso Científico 

A programação do Congresso Científico contou com diversas palestras, cursos e apresentação de trabalhos. Durante o curso "Análise Sensorial de Produtos Lácteos", ministrado pelo pesquisador da EPAMIG/ILCT Fernando Magalhães, os participantes conheceram mais sobre essa importante ferramenta para controle de qualidade nos processos de produção de lácteos. 

Na parte prática do curso, os alunos produziram ficha técnica com os critérios para avaliação de queijo gorgonzola e parmesão e exercitaram a identificação das principais características dos queijos para avaliação e pontuação. 

A professora de tecnologia de alimentos da Unioste Luciana Fariña, que é ex-aluna do Instituto Cândido Tostes, participa pela primeira vez do curso. "Trabalho com análise sensorial, no Paraná e este curso é uma reciclagem importante", diz. Para Luciana a indústria laticinista deveria investir mais em análise sensorial. "É uma ferramenta do futuro que pode ser usada na melhoria da qualidade dos produtos e inovação". 

Concurso Nacional de Produtos Lácteos 

A premiação do 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos foi realizada nesta quinta, 19, no Expominas. Foram premiadas indústrias laticinistas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. 

Foram avaliados, por 22 juízes, produtos enviados por 52 empresas de todo o país, divididos em 11 categorias: doce de leite, queijo Gouda, queijo Prato lanche, queijo Gorgonzola, queijo Minas Padrão, queijo Provolone, queijo Reino, Requeijão, Manteiga, queijo Parmesão, Destaque Especial (produto lácteo que tenha pelo menos uma característica inovadora ou que se destaque). 

Os produtos avaliados durante o Concurso foram expostos durante a 39ª. Exposição de Produtos Lácteos. (EXPOLAC). Segue lista anexada dos vencedores do 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos. 

Jornalistas 
Rose de Oliveira - (31) 9694-1967 
Ana Cristina Ajub - (32) 9988-9578 
Mariana Penaforte - (31) 9714-9013 
Samantha Mapa - (31) 8786-7297 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp