12/02/2012 às 08h12min - Atualizada em 12/02/2012 às 08h12min

EUA: produtores de leite usam aplicativos de celular na produção de leite

Abaixo estão algumas formas que se pode usar os aplicativos para celular para propostas de administração de negócios e rebanhos:

Coleta de informações ao lado da vaca: 

O produtor pode usar o PocketDairy, um aplicativo baseado no sistema Android como Dairy Records Management Systems, para ter acesso a dados do rebanho registrados no sistema de dados PCDART da fazenda. O aplicativo sincroniza em um sistema sem fio com o computador do escritório que armazena os dados, de forma que se pode obter esses dados a qualquer hora, em qualquer lugar.

Ainda é possível customizar o aplicativo, de forma que pode mostrar suas listas de ações para todo o rebanho e informações individuais sobre as vacas, como o status de produção, sua história de criação, além de dados de saúde. O produtor usa essa informação para monitorar as vacas, tomar decisões durante as avaliações do rebanho e para agendar tarefas como reprodução, vacinação e secagem. 

"Seja qual for a tarefa que você estiver fazendo naquele dia com seu rebanho, você pode simplesmente pegar o telefone e acessar a lista. Você pode classificá-las pela produção de leite, células somáticas, gordura e proteína. Você pode classificá-las quando estão indo para a secagem ou dias de reprodução. Cabe a você customizar de forma que seja melhor para sua operação”, diz Joe Shockey, produtor de leite e veterinário de Ravenswood, West Virginia - USA.

Shockey tornou o aplicativo acessível para certos funcionários, particularmente aqueles que fazem tarefas de gerenciamento, mas também novos funcionários que não estão familiarizados com as vacas. “Se eles estão conduzindo as vacas ou estão nas salas de ordenha, podem checar a história das vacas sozinhos. Eles podem ver quando ela esteve vazia, quando teve cria, quem é seu pai, quem é sua mãe - toda história da vaca bem aqui. Eu não sei se recomendaria isso para todos os funcionários, mas definitivamente para as pessoas que estão bem perto das vacas trabalhando com elas todos os dias”.

Para mais informações sobre o PocketDairy Android App, visite www.drms.org. 

Alguns produtores usam aplicativos gerais de agricultura para ter acesso a informações sobre o clima e notícias e o aplicativo financeiro para Android para rastrear o mercado de commodities e os preços futuros do leite (pFinance é o aplicativo para checar os preços futuros do leite).

Algumas fazendas leiteiras na África também estão usando aplicativos. Um aplicativo chamado iCow está sendo usado por pequenos produtores de leite do Quênia. Um produtor de leite explicou em um artigo sobre o aplicativo, dizendo como seu uso ajudou a administrar melhor suas vacas e até mesmo dobrar a produção de leite.

À medida que a tecnologia de aplicativos móveis se desenvolve nos Estados Unidos e em todo o mundo, torna-se uma ferramenta promissora para melhorar a forma de administração da fazenda e de manejo das vacas. 

O que procurar em um aplicativo móvel:

- Ele vai melhorar meus procedimentos de negócios?

- Ele vai me economizar tempo?

- Qual tipo de segurança do aplicativo? No caso de você perder ou estragar seu telefone, você comprometeria ou exporia informações críticas? “Certifique-se de que você tem a segurança apropriada e um controle de segurança”, aconselhou Don Walborn, da AgWare, uma companhia de software de agricultura.

- Como ou onde eu usarei esse aplicativo? 

- Qual o nível de suporte tecnológico está disponível pelo desenvolvedor do aplicativo?

Existem ainda, aplicativos para aprender outras línguas, como o espanhol, que pode facilitar a comunicação dos proprietários com os funcionários das fazendas nos Estados Unidos (que, muitas vezes, são de origem hispânica).

site: www.revistaleiteintegral.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »