28/12/2011 às 16h53min - Atualizada em 28/12/2011 às 16h53min

Novo padrão de qualidade do leite fica para 2016

G1.com

O Ministério da Agricultura publicará nos próximos dias decisão que adia para 2016 a entrada em vigor dos padrões mais rígidos de controle da qualidade do leite estabelecidos pela Instrução Normativa 51. O adiamento resulta de acordo firmado no âmbito da Câmara Setorial do Leite.

Se o governo não adiasse a norma, a partir do dia 1º de janeiro o leite entregue na indústria deveria ter no máximo 400 mil Contagens de Células Somáticas (CCS) por mililitro (ml) e 100 mil unidades formadoras de colônias de bactérias (CTB) por ml. 

A medida deveria ter entrado em vigor em julho deste ano, mas foi adiada por seis meses, pois um estudo realizado pela Embrapa mostrou que a maioria dos produtores não conseguiria se enquadrar às novas regras.

As análises realizadas pela Embrapa Gado de Leite mostraram que 45% dos rebanhos analisados não atendem às exigências relativas à contagem de células somáticas, que é um indicador da eficiência no controle da mastite no rebanho. No caso da contatem de colônias de bactérias, que indica o padrão higiênico-sanitário, os exames mostraram que 95% dos rebanhos produzem leite acima do limite de 100 mil de CTB.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp