Com o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido no município de Vila Pavão, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizará, entre a próxima segunda-feira (07) e quarta-feira (09), um curso de bovinocultura de leite. A capacitação, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Prefeitura Municipal, abordará temas importantes para a qualidade do leite, como a prevenção de doenças e a higienização.
Participarão da capacitação 25 produtores, que aprenderão sobre questões relacionadas à higienização na produção leiteira, o manejo no momento da ordenha, a limpeza adequada dos tanques de resfriamentos utilizados para o armazenamento do leite, a estrutura das glândulas mamárias, a síntese do leite e a prevenção de doenças - principalmente a mastite bovina.
De acordo com o extensionista do Incaper, Rogério Durães, a capacitação promove uma melhoria não só na qualidade do leite, mas também na renda familiar, pois o produto tem valor agregado a partir da sua qualidade. “Com o treinamento, a qualidade do leite produzido na região tende a melhorar, consequentemente. O preço para os pecuaristas fica melhor e os consumidores têm à disposição um produto de mais qualidade”, afirma.
Melhorar a qualidade do leite produzido no Espírito Santo e o conhecimento técnico dos bovinicultores capixabas é parte das ações do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Em Vila Pavão, a produção de leite está em torno de sete milhões de litros por ano, envolvendo aproximadamente 1.039 propriedades na produção de leite, que é classificada como a segunda principal atividade econômica do município. No total, aproximadamente, 11.000 hectares são de área de pastagem para gado leiteiro.
Mais informações sobre este e outros cursos sobre bovinocultura no município podem ser obtidas pelo telefone do escritório local do Incaper em Vila Pavão: (27) 3753-1032.