31/08/2015 às 16h57min - Atualizada em 03/07/2018 às 09h04min

Queijo Fundido - receita caseira

Receita de fabricação caseira de queijo fundido ou fondue

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin
Fonte: GUIMARAES, Pautilha

De acordo com a tecnologia descrita por Pautilha Guimarães, a fabricação de queijo fundido é ótima como proveitamento de qualquer queijo que estejam deformados ou velhos, basta retirar o mofo e limpar os queijos mais velhos e realizar a mistura também com queijos mais novos.

Ingredientes

Queijos variados a disposição
30 g de citrato de sódio ou sal fundente para cada quilo de massa (pode ser conferido aqui)

Modo de preparo

Para realização com uso de alguns queijos mais velhos é necessário que estes tenham sido descascados e limpos de quaisquer sujidade ou mofo na superfície. Depois dessas operações, eles devem ser moídos. Leve ao fogo, em panela mais grossa, e adicione cerca de 30g de citrato de sódio (sal fundente) para cada quilo de massa.

O citrato fará com que os caroços se dissolvam mais facilmente. Este deve ser dissolvido em um copo de água. Mexa bem, deixando no fogo até que a fusão seja completa. Se ainda houver a separação de gordura e água, coloque mais citrato.Quando a massa estiver mais homogênea, retire a panela do fogo e coloque em uma forma de plástico ou de madeira devidamente forrada com papel celofane.

Se quiser condimentar o queijo, pode usar: pimenta do reino, azeitona verde, presunto. Cebola bem picadinha ou somente azeitona preta ou verde. Esta operação deverá ser feita ainda com o queijo na panela.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »