01/09/2015 às 12h52min - Atualizada em 01/09/2015 às 12h52min

Bolo de Nozes com Recheio de Doce de Leite

www.sobolos.com

Ingredientes

Massa:
- 4 ovos
- 360 g de açúcar
- 300 g de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de nozes moídas
- manteiga para untar

Recheio:
- 2 latas de leite condensado

Modo de fazer

Massa:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha peneirada com o fermento e bata em velocidade baixa até ficar homogêneo. Adicione o leite e, por último, as nozes, batendo sempre em velocidade baixa. Unte com manteiga uma assadeira de 20 cm de diâmetro. Distribua a massa e leve ao forno baixo, pre-aquecido,
por 2 horas e 30 minutos.

Recheio:
cubra com água as latas fechadas e cozinhe por 50 minutos. Retire o bolo do forno e espere esfriar. Elimine com uma faca o que exceder na fôrma. Desenforme o bolo e divida-o em três partes. Cubra a fôrma com filme plástico, coloque uma das partes do bolo na fôrma, distribua uma calda rala e o recheio. Cubra com a outra parte do bolo e repita a operação. Cubra a última parte do bolo e leve à geladeira por 3 horas. Em seguida, cubra o bolo com massa americana branca (pincele antes a superfície com geléia de brilho ou de frutas, sem pedaços) e distribua o glacê real. Decore a gosto.


Confira aqui a receita de massa americana!

Ingredientes:

- 250 ml de água
- 5 colheres (sopa) de gelatina em pó
- 7 colheres (sopa) de gordura vetegal hidrogenada
- 7 colheres (sopa) de glucose
- 1 colher (chá) de essência de sua preferência
- 7 colheres (sopa) de glicerina (só deve ser utilizada em climas muito secos)
- 2 kg de açúcar impalpável (quantidade aproximada)

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina com a água e leve ao fogo médio em banho-maria até ficar transparente. Acrescente a gordura vegetal e a glucose e leve ao fogo novamente. Retire do fogo e acrescente a essência (e a glicerina). Coloque 1 kg de açúcar numa bacia e faça uma cavidade no meio. Despeje no centro a mistura preparada e incorpore o açúcar, misturando bem (se preferir, adicione 1 kg de açúcar na própria panela e misture bem). Esse é o ponto chamado de massa-mãe. Caso não utilize a massa imediatamente, guarde-a num recipiente plástico bem fechado. No momento de usar, separe a quantidade de massa desejada e adicione açúcar suficiente até dar o ponto (quando a massa se solta dos dedos). Se for usar em seguida, adicione mais açúcar até dar o ponto. Procure não acrescentar o açúcar na massa muito quente para não correr o risco de usar açúcar demais e a massa ressecar. Caso isso ocorra, junte um pouco de gordura vegetal hidrogenada.

Dicas: A massa americana não deve ser exposta à umidade. O bolo pronto não deve ser guardado na geladeira para que não haja alteração na consistência da cobertura. Procure utilizar essências neutras, como a de baunilha, para não anular o sabor do bolo ou combine a essência com a massa do bolo.

Glucose é o açúcar extraído do milho, transparente e com sabor menos doce que o açúcar da cana. O açúcar impalpável, um tipo de açúcar de confeiteiro de textura mais fina, é fundamental para o bom resultado da receita. A coloração é feita com corantes em gel. Acrescente o corante e amasse bem até obter uma coloração homogênea. Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar até obter as cores. As diferenças climáticas (local seco ou úmido) alteram a quantidade de açúcar usada.

Link
Tags »
notícias notícias-mundo-do-leite notícias-ciência-do-leite notícias-sobre-leite notícias-sobre-derivados-do-leite derivados-do-leite
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O que mais te agrada no Site Ciência do Leite?

10.0%
46.7%
15.8%
11.7%
15.8%