02/08/2011 às 10h51min - Atualizada em 02/08/2011 às 10h51min

Reunião define desenvolvimento do Programa Balde Cheio

CNA

“Acredito que o Programa Balde Cheio vai promover o aprimoramento da bacia leiteira na região. Com ele, os produtores rurais terão todos os meios técnicos para conseguir aumentar a efetividade de suas produções”, disse José Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar, em reunião promovida no último domingo (31). 

Durante a reunião, no município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, José Vieira conversou com o tesoureiro do Sindicato Rural do município, José Cícero de Oliveira, com o secretário do sindicato Arnaldo Gomes (que juntos representaram o presidente do sindicato, Edan Bezerra), e com o secretário de Agricultura Edvaldo Belo dos Santos. 

Também estiveram na reunião em Santo Antônio os vereadores Dedé Camilo e Orlando Ferreira e a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Valéria Cavalcanti. 

Rentabilidade 
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, o programa visa a melhoria da rentabilidade e o aumento da produção do setor leiteiro, através da adoção de técnicas de manejo de pastagem, sanidade animal, controle e gestão da propriedade. 

De acordo com o tesoureiro do Sindicato Rural, José Cícero de Oliveira, o programa Balde Cheio em Santo Antônio completou seis meses de trabalho e já está mostrando resultados. “Um projeto que está modificando a produção leiteira na cidade e que está transformando a vida dos 12 produtores rurais cadastrados no programa”, detalhou Oliveira. 

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, disse que para o trabalho atingir o seu pleno objetivo ele não dependerá somente da terra ou do gado, mas da vontade do produtor rural. “O primeiro foco do Balde Cheio não são os animais, nem a propriedade, mas o produtor. Nosso objetivo primordial é recuperar a sua auto-estima, reduzir o êxodo rural e, conseqüentemente, aumentar a produtividade. Não é uma missão fácil, pois o produtor deve querer mudar", lembrou Vieira. 

Números 
O programa Balde Cheio, presente em quase 400 municípios de 12 estados do Brasil, com mais de 2.200 propriedades diretamente assistidas, é um projeto de pesquisa e de transferência de tecnologia, cujos resultados demonstram a viabilidade, técnica e econômica, da pequena propriedade ou propriedade familiar, para a produção de leite.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp