17/04/2011 às 00h00min - Atualizada em 17/04/2011 às 00h00min

Seapa avança com o Projeto Escolas Rurais na Zona Sul do Estado

Governo do Rio Grande do Sul

O projeto Escolas Rurais, realizado e coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), e que já capacitou uma centena de profissionais de escolas em todo o Estado, está sendo implantado pela Coordenadoria Regional de Pelotas. 

O objetivo é promover saúde de melhor qualidade, proporcionando aos estudantes do ensino fundamental de escolas da zona rural adquirir mais conhecimentos sobre as doenças que os animais podem transmitir ao homem. 

A proposta consiste na realização de palestras, dias de campo e, também, teatralização da experiência pelos próprios alunos. Os técnicos da Seapa, em conjunto especialmente com os professores, contando com o apoio das prefeituras municipais, levam às crianças informações sobre saúde pública, sanidade animal e meio ambiente. 

Atualmente, três cidades integram o Projeto: Arroio Grande, Cerrito e Turuçu. Em vista do sucesso, cresce a lista dos pedidos de outros municípios para participar. Para a coordenadora do projeto, Neila Rejane Machado Vieira, esta adesão deve-se à ideia que embasa a proposta. "Nosso propósito é desenvolver nas pessoas comprometimento e consciência sanitária e também possibilitar um exercício de cidadania com melhoria de qualidade de vida", resumiu. 

No início de março, médicos veterinários da Secretaria ministraram curso de sensibilização e capacitação para 42 profissionais da educação dos colégios municipais de ensino fundamental Dr. Jaime Faria, Reinaldo Karnopp e Ulisses Guastucci, de Cerrito. A partir daí, já foram realizadas sete palestras sobre a febre aftosa, assistidas por 278 alunos e 25 professores. 

Em Arroio Grande, as cinco escolas do município que integram a etapa 2011 do projeto tiveram seis encontros com um público presente de 382 alunos e 36 professores. Versando sobre Educação em Saúde e Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal, foram ministradas 14 palestras nas escolas da zona rural de Turuçu com a participação de 346 alunos e 20 professores.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp