21/03/2011 às 12h24min - Atualizada em 21/03/2011 às 12h24min

O preço do leite continua em alta

Marco Antonio Couto

O leite continua em alta, surpreendendo muita gente, e marcando este ano como realmente atípico.

Em conversa com um diretor da ITAMBÉ, ele disse que investiram muito em indústrias de leite em pó, com principal intenção de vendas para o exterior, mas como houve uma retração nos dois (2) últimos anos e o cambio baixo, as fabricas estão trabalhando abaixo da capacidade. Porém, a Itambé esta procurando leite para beneficiar, e esta aumentando o preço do leite para compra. 

O grande impulsionador é o mercado interno. Este fato esta acontecendo em todo país, de norte a sul, tenho visto porque dou treinamentos em todo pais. Mês passado estava em Cuiabá e verifiquei este crescimento. Este mês fui a um treinamento no estado da Paraíba e também verifiquei este fato. Esta semana estarei indo ao estado de Pernambuco, para ministrar um treinamento para 12 pessoas ligadas a várias indústrias do estado e de outros estados também. Sem contar com os cursos que ministramos todo mês aqui em Minas gerais onde comparecem pessoas de vários estados e que dizem a mesma coisa, o crescimento é geral.

Porém, aproveito para fazer uma ressalva; este crescimento esta se realizando para os produtos que tem qualidade. O mercado esta cada vez mais consumidor, mas produtos de qualidade. Padrão de qualidade em todos os sentidos, contudo o principal fator que determina este padrão, não é somente a tecnologia empregada, a eficiência ou o tamanho dos equipamentos, muito menos o grau de complexidade do produto, mas a higiene empregada para se obter este produto.

Higiene em todas as fases, que vai desde a produção do leite ao seu beneficiamento e, diga-se de passagem, este quesito é um dos mais fáceis e baratos de se conseguir. Basta um detergente neutro e a velha bucha se consegue a higiene almejada, e sempre precedida da sanitização, que é conseguida através da aplicação de produtos antigos e fáceis de encontrar, o cloro é um grande exemplo.

Portanto, o que o mercado esta pedindo são atitudes fáceis de conseguir, independente de tecnologia ou grandes investimentos, basta consciência da real importância.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp