09/08/2024 às 11h30min - Atualizada em 09/08/2024 às 11h30min
Epamig comemora 50 anos de existência
Evento na Sede da Empresa homenageou colaboradores e parceiros
Ascom Epamig
Foto Divulgação Erasmo Pereira/Epamig A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completou 50 anos de existência. Para marcar a data, diversas comemorações vêm sendo realizadas. Na tarde desta quarta-feira (07), na Sede da Empresa, em Belo Horizonte, uma solenidade homenageou pessoas e instituições que contribuíram para a trajetória da Empresa ao longo destas cinco décadas. O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, dentre outros representantes dos poderes Executivo e Legislativo, de Universidades, cooperativas e instituições ligadas à pesquisa e ao agronegócio. Na oportunidade foram condecorados colaboradores, ex-colaboradores, aposentados e instituições parceiras. "Eu tenho uma ligação muito forte com a Epamig. Tenho uma tia que é pesquisadora aqui e desde muito jovem pude acompanhar e aprender sobre a importância da pesquisa agropecuária e desta instituição. Soube das dificuldades e de todos os riscos que a Empresa teve que superar. Por isso, me emocionei hoje aqui. Precisamos comemorar os resultados já entregues aos produtores rurais do nosso Estado e nos empenhar para atender às novas demandas", afirmou o vice-governador.
A solenidade também fez uma homenagem póstuma ao ex-ministro Alysson Paulinelli idealizador do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais – Pipaemg – primeira iniciativa de coordenação e integração das instituições de pesquisas agropecuárias no Estado, que deu origem à Epamig. "O doutor Alysson sempre acreditou na ciência e na educação como dois pilares para o desenvolvimento do país. Ele possibilitou a expansão da agricultura tropical e a ampliação da produção de alimentos no Brasil, e é uma referência para todos nós", disse a diretora presidente da Epamig, Nilda Soares. Nilda citou como as diferentes tecnologias geradas pela Epamig impactaram a agropecuária nestas cinco décadas. "É inegável a contribuição da Epamig para o desenvolvimento da cafeicultura mineira e para a consolidação do Estado como maior produtor de café no país. Temos também a bovinocultura, a banana no Norte de Minas, a produção de grãos, o resgate das hortaliças não-convencionais, a piscicultura. As novas tecnologias que geraram produtos premiados como azeites, vinhos, queijos e, mais uma vez, o café, dentre várias outras".
A presidente destacou também a importância do momento de homenagens e congraçamento. "Agradeço a cada um dos colaboradores e ex-colaboradores desta casa, aqui representados pelos colegas homenageados. Agradeço aos meus colegas de diretoria, aos parceiros de todos as horas Seapa, Emater-MG, IMA, Fapemig, universidades. Há pouco mais de um mês conseguimos, com o apoio e o empenho da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, a garantia de recursos do orçamento estadual para as pesquisas da Epamig, o que representa uma mudança de patamar para nossa Empresa". A Lei 24.821/2024 sancionada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema no dia 14 de junho, assegura a destinação de 8% dos recursos previstos na Constituição Estadual para pesquisas via Fapemig, à pesquisa agropecuária. Em números atuais, a medida significa investimentos entre R$30 e R$ 40 milhões ao ano para que a Epamig aplique em projetos de pesquisa. Na ocasião também foi lançada a edição especial do Informe Agropecuário, revista técnico-científica publicada e editorada pela Epamig desde 1975, em comemoração à data.
Comemorações - As festividades tiveram início com a realização de uma bênção ecumênica que reuniu dirigentes e funcionários. "Hoje a palavra é gratidão a todos os colegas de cada unidade da Epamig, que ao longo dos anos contribuíram e contribuem para o crescimento da nossa Empresa", afirmou o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula. "A Epamig chega aos 50 anos como uma marca forte e respeitada, o que nos enche de orgulho e otimismo para os próximos anos", completou o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil. Na quinta-feira (08), às 19h, uma Reunião Especial alusiva aos 50 anos da Epamig será realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg). Outras homenagens e celebrações têm sido realizadas nos municípios onde há unidades e campos experimentais da Epamig.
Fonte: Epamig