24/12/2010 às 13h56min - Atualizada em 24/12/2010 às 13h56min

Programa busca desenvolver a bovinocultura leiteira no rio Grande do Sul

Emater/RS

O grande potencial de crescimento da bovinocultura leiteira e a relevância econômica da atividade para a região Sul do Estado levaram representantes da Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas, Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul) e Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) a apresentarem o Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira da Região Sul do Estado – PDBL - Sul. 

Ontem (21) foram esclarecidas as principais dúvidas sobre a iniciativa durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Capão do Leão, na qual participam as principais lideranças rurais do município. Hoje (22), o Programa será apresentado ao chefe do Departamento Técnico e Gerente de Política Leiteira da Cosulati, Raul Amaral. 

O PDBL – Sul vai trabalhar aspectos como a alimentação (pastoreio rotativo racional e irrigação), reprodução (inseminação artificial e criação de terneiras/novilhas), qualidade, gestão e controle sanitário, com o intuito de qualificar o leite e ampliar a produtividade média da região para pelo menos 20 litros por animal. 

A primeira etapa será a seleção dos produtores que terão suas propriedades transformadas em Unidades de Referência para os bovinocultores. Para tanto os produtores selecionados serão visitados periodicamente por um grupo gestor, constituído por uma equipe multidisciplinar formada por médicos veterinários da Emater/RS-Ascar, professores da UFPel e IFSul e pesquisadores da Embrapa. 

Contando com especialistas em diferentes áreas, este grupo acompanhará a capacitação dos agricultores selecionados e a implementação de tecnologias para que, posteriormente, estas propriedades sirvam de modelo para outros produtores do município. Ao final de sua implantação o Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira na Região Sul do Estado deverá abranger os 21 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, formando uma rede de apoio ao crescimento e qualificação da atividade.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp