08/08/2010 às 07h46min - Atualizada em 08/08/2010 às 07h46min

Incaper realiza o 13º Concurso Leiteiro durante Festa de Divino de São Lourenço

Governo do Espírito Santo

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura de Divino de São Lourenço, realiza, a partir de sexta-feira (06), o 13º Concurso Leiteiro, durante a festa da cidade, no Parque de Exposições Municipal. O valor do prêmio para o vencedor é de R$ 2 mil. 

A premiação será entregue na próxima segunda-feira (09), às 20 horas, e a festa prossegue até terça-feira (10). Aproximadamente 25 produtores de leite irão participar do evento, que este ano possui quatro categorias, dividas em: 20, 25, 30 e 35 quilos de leite. 

De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiro, o objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento da pecuária leiteira do município e mostrar ao público e aos visitantes o potencial que a cidade tem. 

“A pecuária leiteira é a segunda atividade socioeconômica do município. Atualmente, Divino de São Lourenço possui 200 pecuaristas e uma produção de 2 milhões e 920 mil quilos de leite ao ano. A área de pastagem é de 8 mil hectares. Além disso, existem 12 grupos de pecuaristas organizados e dois núcleos de inseminação artificial, que trabalham em prol do desenvolvimento da atividade na região”, afirmou o engenheiro. 

Durante os cinco dias de festa, e quatro de preparação para o concurso leiteiro, o Incaper fornecerá cartilhas e informativos técnicos sobre as principais atividades da região para os pecuaristas, visitantes e interessados na cultura de produção de leite do município.

“O Incaper tem realizado muitos cursos de manejo e pastagem para os pecuaristas em nossa região. Essas capacitações trouxeram melhorias no rebanho e encadearam um crescimento acelerado na pecuária. De 2009 para este ano de 2010, a produção de leite teve um aumento de 15%”, concluiu Ricardo.

O concurso
Na sexta-feira (06), às 18 horas, o leite dos gados leiteiros participantes do concurso será retirado. Após a ordenha, o pecuarista escolhe a categoria de que deseja participar e o animal é levado para um local reservado, dentro do Parque de Exposição da cidade. Durante os quatro dias de preparação, o gado recebe todos os cuidados necessários, além de uma alimentação de água e ração.

No sábado (07), às 7 horas, será realizada a primeira ordenha (retirada do leite), que dá início ao concurso. Serão duas ordenhas a cada dia, somando-se seis ao todo. Quem chegar mais próximo das categorias estabelecidas será o vencedor. É válido lembrar que o pecuarista só pode participar de um grupo. 

Outras informações sobre o 13º Concurso Leiteiro podem ser obtidas no telefone do escritório do Incaper de Divino de São Lourenço: (28) 3551-1139


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp