09/05/2022 às 11h00min - Atualizada em 09/05/2022 às 11h00min

Clube de Bezerras mantém tradição na pecuária de leite com público infantojuvenil, diz cooperativa Frísia

Frisia

Para incentivar a sucessão familiar nas propriedades, despertando nas crianças interesse e responsabilidade pela atividade da pecuária de leite, a cooperativa Frísia promove o Clube de Bezerras há mais de 40 anos, estimulando desde cedo o interesse pelo cuidado com os animais e mantendo a tradição da exposição de gado com público infantojuvenil. Durante a 15ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras da pecuária leiteira do Brasil, que reúne o melhor em genética, manejo e produtividade, as crianças participantes do Clube de Bezerras deste ano farão a apresentação dos animais na pista de julgamento, da mesma forma como ocorre com os animais de grande porte.

Informações
“Promovemos encontros para prestar às crianças todas as informações técnicas necessárias para garantir o cuidado dos animais, com orientações sobre o manejo básico, desde a vaca na fase pré-parto até a criação de bezerras, incluindo técnicas como colostragem, cura de umbigo, pesagem, conforto e postura dos animais nos julgamentos. Cada participante recebe uma cartilha para preencher todas as informações da bezerra, com dados sobre desempenho, ração, ganho de peso e a saúde em geral. Na ExpoFrísia, é avaliado todo o desempenho com a bezerra, incluindo a participação nos encontros, a cartilha e a postura das crianças com os animais na pista de julgamento”, explica Mariane Mayens, zootecnista responsável pelo programa na Frísia.

Quatro décadas
O Clube de Bezerras da Frísia já tem mais de quatro décadas e vem oferecendo informações cada vez mais completas e técnicas aos participantes por meio da Trouw Nutrition, empresa parceira da cooperativa em soluções para pecuária de leite e que patrocina o programa anualmente. Por conta da pandemia, nos dois últimos anos, os encontros com as orientações ocorreram de forma remota, e retornaram com o caráter presencial agora em 2022, mantendo a tradição. O pequeno Daniel de 8 anos é um dos participantes nessa edição, seguindo os passos do pai, Roger van der Vinne, que participou do clube há cerca de 35 anos.

Formação de rebanho
“Minha família tinha interesse em formar rebanho e começou com duas bezerras. Nesse processo, eu cheguei a criar umas 20 bezerras no quintal de casa. Então entre uns sete e nove anos de idade eu fiquei responsável por cuidar das bezerras até elas desmamarem, alimentava elas antes e depois da escola. Participar do Clube de Bezerras foi natural, porque eu já tinha interesse no cuidado dos animais. Mas a atividade evoluiu muito nos últimos anos, na minha época não havia tanta informação técnica sobre o cuidado e sobre a apresentação na pista. Eu só fui aprender como conduzir a bezerra na hora da apresentação mesmo e hoje isso está bem diferente”, recorda van der Vinne.

Propósito
E o Clube de Bezerras vem realmente cumprindo seu propósito. Roger van der Vinne e os pais assumiram a propriedade dos avós e a atividade de pecuária de leite no final dos anos 80, pouco tempo após a participação no clube. Hoje ele atua como veterinário e se dedica na propriedade da família, mas também tem tirado tempo para acompanhar o filho no cuidado com a bezerra. “Ele participou de todos os encontros e está bastante empenhado no cuidado, tem treinado com a bezerra na fazenda, se preparando para a ExpoFrísia. Deu para perceber que ele começou a se interessar mais pela atividade”, conta o veterinário.

Experiência
Quem também participou do Clube de Bezerras e hoje atua profissionalmente nesta área é o zootecnista Fabio Jong, representante da Trouw Nutrition. “Sempre fui envolvido com as atividades na chácara. Quando minha irmã mais velha participou do clube, eu quis ajudar e queria que chegasse minha vez. Mesmo na propriedade, quando você participa do clube é diferente, passa a ter contato com o animal diretamente, pegar a lida, se envolver mais com a alimentação. O Clube de Bezerras leva informações de ponta para as crianças e fortalece essa importante tradição na região”, avalia Jong.

Evento anual
O Clube de Bezerras Frísia é realizado anualmente para crianças de 8 a 15 anos, filhos e filhas de cooperados e colaboradores das propriedades. Além das orientações nos encontros, também são realizadas visitas nas propriedades, para acompanhamento direto com as crianças e os animais. Em 2022, a ExpoFrísia também terá duas etapas para crianças que queiram realizar a condução de animais apenas no dia do evento, com as categorias Clubinho (até 6 anos) e Mirim (7 a 10 anos). Nessa modalidade, é realizada apenas a condução do animal na pista de julgamento, sem o acompanhamento do clube, mas já como forma de estímulo ao interesse pelo cuidado dos animais.

Expofrísia
 A ExpoFrísia, uma das principais feiras de gado leiteiro do Brasil, completa 15 anos de história em 2022, e acontece de 12 a 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR). 


SERVIÇO

15ª ExpoFrísia
Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 17h às 20h30
Sexta: 9h às 19h
Sábado: 9h às 18h
Local:    Parque de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050 - Carambeí (PR)

Entrada gratuita mediante inscrição prévia no site.

Observação: Os Protocolos de saúde respeitarão à vigência conforme decreto municipal no período de realização da feira. Tenha sempre disponível o comprovante de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid obtido no aplicativo "Conect SUS”, do Ministério da Saúde.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (Frísia). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.


Fonte: Ocepar
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »