19/07/2010 às 07h13min - Atualizada em 19/07/2010 às 07h13min

Suíça: mudanças demográficas abrem oportunidades de crescimento para a indústria láctea

Tetra Pak

De acordo com a terceira edição do relatório Tetra Pak Dairy Index, as mudanças demográficas exercerão um forte impacto sobre o mercado de produtos lácteos, proporcionando novas oportunidades para a indústria láctea. O estudo que apresenta fatos, números e tendências mundiais da indústria láctea global, aponta que o envelhecimento da população, a urbanização e o crescimento da classe média impulsionam a demanda para novos tipos de produtos lácteos líquidos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento 

Entre as tendências detalhadas pelo relatório estão: 

Envelhecimento da população, impulsionando a demanda por produtos saudáveis 
A população acima de 60 anos é o segmento que mais cresce em todas as regiões do mundo, devido à redução da taxa de natalidade e o crescimento da expectativa de vida. Os produtores de lácteos desde o México, passando pela Grécia e Indonésia estão oferecendo a estes consumidores produtos como o leite fortificado com cálcio, vitaminas e minerais que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger contra a osteoporose, todos com o objetivo de manter uma vida ativa e saudável. 


Urbanização modificando preferências e impactando a distribuição de produtos lácteos líquidos 
Estima-se que o número de pessoas que moram nas cidades atinja mais de seis bilhões até 2050 e estas pessoas tem melhor educação, tem mais consciência em relação às marcas disponíveis no mercado e possuem rendas mais altas que a população das áreas rurais, de acordo com as Nações Unidas. Os produtores de lácteos estão começando a oferecer seus produtos para este grupo, com itens de valor agregado, tais como o leite enriquecido e o iogurte para beber. A urbanização também está alterando os modelos de distribuição. Na Arábia Saudita, por exemplo, os produtores de lácteos têm melhorado os canais de distribuição para atender o crescimento populacional nas cidades. 

O crescimento da classe média, com maior poder de compra
Esta fatia da sociedade tende a crescer dos 430 milhões de pessoas em 2000 para 1,15 bilhão até 2030, em todo o mundo. Estes consumidores querem e podem comprar outros produtos lácteos líquidos, como o leite aromatizado, para satisfazer suas novas preferências. Na China, por exemplo, os comerciantes têm como alvo exclusivo a classe média do país com a oferta de leite branco premium como o ‘Milk Deluxe’ da MengNiu. 

De acordo com o Dennis Jönsson: “a população de muitos países terá mais tempo, dinheiro e educação do que antes. As pessoas serão mais ativas e vibrantes. Ao viverem mais tempo passam a planejar a vida de forma diferente. Os produtores de lácteos que conseguirem atender às diferentes necessidades deste segmento demográfico terão oportunidades significativas de crescimento.” 

O crescimento do consumo de produtos lácteos líquidos 
Estima-se que o consumo global de leite e outros produtos lácteos líquidos cresça a uma taxa média anual de 2,4% de 2009 a 2012 – alcançando 283 bilhões de litros em 2012. Isso significa um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação à última previsão que era de 2,2% em média, por ano, durante o período. O consumo mundial de produtos lácteos líquidos aumentou 1,8%, de 2008 a 2009, alcançando 264 bilhões de litros em 2009 e apontando uma forte demanda na primeira metade do ano de 2010. 

Impulsionado principalmente pelos produtos em embalagens longa vida e prontos para beber, espera-se que o consumo global de lácteos atinja 283 bilhões de litros até 2012, o que representa um crescimento médio anual de 5,4% no período. A expectativa é que o aumento mais acentuado se apresente em países do Pacífico Asiático, com 8,7% de crescimento médio anual, seguido pela América Latina, com 7,1%, e pela África, com 6,9% entre aos anos de 2009 a 2012. 

O consumo mundial de leite branco longa vida, que atingiu 201 bilhões de litros em 2009, 1,3% maior que o ano de 2008, contribuiu para o aumento do consumo global de produtos lácteos líquidos. O Leste Europeu e a África lideraram o aumento desta categoria com um crescimento anual, 2008 X 2009, de 6,6% e 6,0%, respectivamente. 

"É um momento dinâmico na indústria de laticínios - com leite como um alimento acessível e nutritivo, tornando-se parte da dieta diária de mais e mais pessoas ao redor do mundo", comentou o presidente e CEO da Tetra Pak, Dennis Jönsson, na última edição do relatório Tetra Pak Dairy Index.

Os produtos lácteos líquidos incluem o leite branco e outros produtos lácteos líquidos, como o iogurte para beber, leite condensado, leite com sabor, creme de leite líquido, leite fermentado, leite para bebês e crianças até 3 anos 


Sobre o Tetra Pak Dairy Index 
O Tetra Pak Dairy Index é um relatório bianual, preparado para auxiliar a indústria de alimentos a identificar novas oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo em que oferece informações sobre os mais recentes acontecimentos, números e tendências relacionados à indústria láctea mundial. Os dados presentes neste relatório são coletados a partir de várias fontes dentro da Tetra Pak e também externamente, e analisados pelos especialistas em mercado lácteo da Tetra Pak. O relatório Tetra Pak Dairy Index também inclui a análise feita sobre a indústria, com base em seu trabalho diário com os clientes, governos, organizações não-governamentais e comunidades locais ao redor de todo o mundo, a fim de dar apoio a cada aspecto da cadeia de valor dos produtos lácteos. 

Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com aproximadamente 22.000 funcionários baseados em mais de 85 países, acreditamos na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O nosso slogan “Protege o que é bom” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.


 


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